Crise climática fez Ártico ter em 2023 o verão mais quente já registrado

14 de dezembro de 2023
Ártico crise climática verão mais quente
Annie Spratt / Unsplash

Temperatura média de 6,4°C registrada de junho a setembro deste ano ficou meio grau acima do recorde anterior, estabelecido em 2016, segundo dados da NOAA.

O mundo está no começo do fim do clima como a humanidade conhece. Em 2023, o Ártico teve seu verão mais quente registrado, com uma temperatura média de 6,4°C. O índice é meio grau mais alto do que o recorde anterior, estabelecido em 2016, de acordo com o Relatório Ártico, da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês).

A 18ª edição do relatório anual mostra uma continuação – e, em alguns casos, uma aceleração – das tendências que estão remodelando a região polar à medida que o planeta se aquece devido às mudanças climáticas causadas pelo ser humano. Essas tendências incluem menos gelo marinho, mais chuva e temperaturas mais quentes na superfície do mar, destaca a Bloomberg, em matéria reproduzida pela Folha.

O phys.org aponta que o Ártico está se aquecendo cerca de quatro vezes mais rápido do que o restante do planeta, principalmente como resultado de um ciclo vicioso de perda de gelo marinho, num fenômeno chamado de amplificação ártica.

“A mensagem predominante do relatório deste ano é que o momento para ação é agora”, afirmou Rick Spinrad, administrador da NOAA. “Nós, como nação e comunidade global, devemos reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa que estão impulsionando essas mudanças”, completou.

Intellinews e Axios também noticiaram o recorde de temperatura no Ártico.

 

ClimaInfo, 15 de dezembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar