Tempestade causa inundações e deixa 11 mortos no Rio de Janeiro

15 de janeiro de 2024
chuvas RJ mortes
Reprodução vídeo CNN

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana fluminense no último sábado (13/1).

O final de semana foi marcado por uma forte tempestade que atingiu boa parte do estado do Rio de Janeiro, em especial a região metropolitana da capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas morreram em virtude dos efeitos das chuvas e até a tarde de domingo (14), ao menos uma pessoa estava desaparecida.

As mortes ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias. Na capital fluminense, os maiores impactos das chuvas aconteceram na zona norte. A Avenida Brasil, umas das principais vias cariocas, ficou interditada por causa de alagamentos. Já o estacionamento do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, acabou inundado, o que forçou a queda da energia.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou situação de emergência e pediu aos cariocas, especialmente na zona norte, que permanecessem em suas casas neste domingo. De acordo com a prefeitura, a precipitação acumulada nas chuvas de sábado chegou a 259,2 milímetros no bairro de Anchieta.

As chuvas também causaram a interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns municípios da região metropolitana fluminense. São Gonçalo e Niterói foram as cidades mais afetadas e onde o restabelecimento do serviço ainda estava pendente na tarde de ontem. A Ilha do Governador, na zona norte do RJ, também sofreu com a queda de energia.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, disse à CNN Brasil que a chuva deste final de semana foi a mais intensa em mais de uma década. “Desde que nós começamos a instalar os pluviômetros em Niterói, em 2013, nunca tínhamos registrado uma intensidade tão grande de chuvas como a que tivemos na noite [de sábado]”, destacou. O volume acumulado foi de 120 milímetros em 24 horas.

Como a Folha assinalou, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou o estado do Rio de Janeiro, junto com áreas do Espírito Santo e Minas Gerais, sob alerta de “grande perigo” em virtude das chuvas. A projeção para o final de semana era de precipitações com acumulado superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Os impactos das chuvas deste final de semana no Rio de Janeiro foram destacados por diversos veículos, como CNN Brasil, Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo e UOL.

 

ClimaInfo, 15 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar