Polícia Federal prende 5º suspeito pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips

21 de janeiro de 2024
Bruno Pereira Dom Phillips
Reprodução arquivo pessoal

Classificado como o “principal comparsa” do mandante dos crimes, o suspeito foi preso pela Polícia Federal em Tabatinga, no Amazonas, na última 5ª feira (18/1).

A Polícia Federal informou a prisão de um homem suspeito de envolvimento com os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no Vale do Javari, ocorridos em junho de 2022. A prisão atendeu a um mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Tabatinga (AM), onde o inquérito está instalado.

De acordo com a PF, o suspeito – que não teve seu nome revelado, mas que O Globo informou se tratar do pescador Jânio Freitas de Souza – é considerado como o “principal comparsa” de Ruben Dario Villar, vulgo “Colômbia”, apontado como mandante dos crimes. A motivação para as mortes seria a atuação de Bruno Pereira contra pescadores ilegais que operam na Terra Indígena do Vale do Javari.

Para os investigadores da PF, Jânio foi quem avisou os assassinos sobre a presença de Bruno em uma comunidade no rio Itaquaí. A partir do alerta, o grupo fez uma emboscada contra o barco do indigenista, assassinando-o junto com Dom Phillips, que o acompanhou na viagem. Os criminosos também queimaram e desmembraram os corpos, enterrando-os em uma área próxima ao rio.

Além de Colômbia e Jânio, outras três pessoas seguem presas e aguardam julgamento por envolvimento no crime: Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”; Jefferson Lima, o “Pelado da Dinha”; e Oseney de Oliveira, o “Dos Santos”.

Em dezembro passado, a PF também confirmou a prisão de outro homem, que seria um segurança de Colômbia. Ele foi detido em flagrante por porte ilegal de arma de fogo durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Benjamin Constant (AM) referente à investigação sobre as mortes de Bruno e Dom. Ao menos até o momento, essa pessoa não foi acusada de envolvimento direto no caso.

Agência Brasil, CNN Brasil, Correio Braziliense, g1, Metrópoles, Valor e VEJA, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 22 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar