Reservas provadas da Petrobras podem abastecer o país por 12,2 anos

31 de janeiro de 2024
Petrobras produção
Geraldo Falcão/ Agência Petrobras

Reservas cresceram 3,8% em 2023, atingindo 10,9 bilhões de barris de óleo equivalente, suficientes para cobrir com folga consumo do país até 2036.

A Petrobras fechou o ano passado com reservas provadas de 10,9 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE), medida que considera tanto petróleo quanto gás fóssil. O volume, que segue o critério SEC (Securities and Exchange Comission, dos Estados Unidos), cresceu 3,8% ante 2022 e é suficiente para manter o atual padrão de produção da petroleira por mais 12,2 anos. 

O volume produzido hoje pela Petrobras é maior que o consumo nacional de combustíveis fósseis. Logo, pode-se concluir que as reservas provadas cobrem com folga a demanda nacional por esse período, ainda que ela cresça – o que pode ocorrer em ritmo limitado, ou mesmo não acontecer, a depender da eletrificação da frota de transportes e do aumento do uso de biocombustíveis.

E mesmo se a Petrobras decidir destiná-los para o mercado externo, pode encontrar outra barreira. Afinal, é preciso lembrar que a Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês) prevê um pico do consumo de combustíveis fósseis em 2030 ou antes, com posterior queda no uso de petróleo e gás fóssil. Ou seja, a reserva provada da Petrobras pode “sobrar”, o que joga por terra a narrativa de que o país precisa explorar mais combustíveis fósseis, sobretudo em regiões ambientalmente sensíveis como a foz do Amazonas, como a estatal tanto quer.

Voltando aos números, a Petrobras acrescentou 1,5 bilhão de BOE às suas reservas ao longo do ano passado. Descontada a produção, de 900 milhões de BOE, mais o desinvestimento [venda de áreas produtoras] de 200 milhões de BOE, houve um aumento líquido de 400 milhões de BOE nas reservas, detalham epbr, Valor e Petronotícias.

O crescimento das reservas veio principalmente de novos volumes encontrados nos campos de Búzios, Tupi e Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos. E da declaração de comercialidade dos campos de gás de Raia Manta e Raia Pintada, operados pela Equinor, na Bacia de Campos.

Pelo critério ANP/SPE, as reservas provadas da Petrobras em 2023 são um pouco maiores, chegando a 11,1 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE).

MoneyTimes, Broadcast, Investing.com, InfoMoney e PetróleoHoje também noticiaram os novos volumes das reservas da Petrobras.

Em tempo: A Petrobras registrou novo recorde no seu valor de mercado. A estatal disse ter atingido o valor de R$ 525,6 bilhões na B3, superando o recorde de R$ 525 bilhões registrados em outubro do ano passado, informa a Capital Capital. Além disso, a petroleira produziu 2,78 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia em 2023, alta de 3,7% ante o ano anterior, com avanços importantes no pré-sal, mas levemente abaixo do centro da meta estimada para o ano, de 2,8 milhões de BOE diários, explicou o InfoMoney.

 

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar