BNDES e GFANZ firmam parceria para financiar descarbonização no Brasil

BNDES-GFANZ-parceria-descarbonização
Agência BNDES de Notícias

Aliança de investidores net-zero e BNDES se unem para criar uma plataforma para projetos de descarbonização no Brasil, facilitando a captação de recursos internacionais.

O BNDES anunciou na última 2ª feira (26/2) uma parceria com a Glasgow Financial Alliance for Net-Zero (GFANZ) para desenvolver uma plataforma onde projetos de descarbonização no Brasil poderão obter financiamento internacional, facilitando o processo de captação de recursos.

De acordo com a GFANZ, “a iniciativa criará uma plataforma intersetorial de mobilização de capital que promoverá a colaboração público-privada para alcançar a combinação certa de financiamento público e privado para apoiar os projetos prioritários [da agenda verde] do governo, em linha com seus planos de transição energética”.

Segundo a Folha, uma das ideias em discussão é que parte dos projetos listados na plataforma seja oriunda da própria carteira do BNDES, e que outra parte venha de projetos selecionados por ministérios como Fazenda, Minas e Energia e Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“A iniciativa também ajudará a definir o pipeline de investimentos em toda a economia em apoio às metas de crescimento verde do governo, reunirá instituições financeiras nacionais e internacionais para identificar oportunidades de escalar o investimento no Brasil e desenvolver novos mecanismos de financiamento para soluções baseadas na natureza”, afirmou a GFANZ em nota.

Além da parceria com o BNDES, a GFANZ também lançou o Capítulo Nacional da Aliança no Brasil, o primeiro na América Latina e Caribe. O Capítulo reunirá atores financeiros locais para aumentar a conscientização, a ambição e a colaboração sobre o financiamento climático no contexto brasileiro. O Capítulo Nacional da GFANZ no Brasil será chefiado pelo ex-ministro Joaquim Levy, que também é vice-presidente do Conselho Consultivo da rede GFANZ para a América Latina e Caribe.

A iniciativa foi abordada por diversos veículos, com destaques na Bloomberg, Capital Reset, Estadão, Exame, Um Só Planeta e Valor, entre outros.

 

 

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.