Seca não dá trégua e Texas tem pior temporada de incêndios de sua história

4 de março de 2024
Texas incêndios florestais
Reprodução vídeo CBS

Fogo já causou destruição sem precedentes e quase 5.000 km2 em áreas rurais e terras agrícolas no Texas Panhandle, no norte do estado, já queimaram.

Ventos fortes e termômetros nas alturas estão impulsionando os incêndios florestais no Texas, que já registra a pior temporada de sua história. Desde que começou na 2ª feira retrasada (26/2), o mais voraz dos incêndios até o momento, chamado Smokehouse Creek, incinerou quase 5.000 km2 do Texas Panhandle, no norte do estado, e ainda está apenas 15% contido.

O fogo matou pelo menos duas pessoas e já atingiu Oklahoma, onde mais de 125 km2 foram queimados até o momento, informa a CNN. No Panhandle, 500 casas e estabelecimentos empresariais foram destruídos, de acordo com as autoridades estaduais.

Um porta-voz do serviço florestal da Texas A&M, Jason Nedlo, disse que as chamas até agora se alimentavam de combustível abundante, incluindo grama espessa cultivada após chuvas acima da média neste inverno, explica o Guardian. “Há muito combustível no solo. Quando você adiciona ventos fortes e baixa umidade a altos níveis de carga de combustível, são as condições propícias para grandes incêndios florestais de queima rápida.”

Para piorar a situação, havia risco elevado de o fogo atingir partes do oeste do Texas e do leste do Novo México, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades dos EUA. Ventos secos de 24 a 32 km/h eram esperados ontem, informa a Bloomberg, o que ajudaria a espalhar os focos.

Axios, Reuters, Independent, ABC, USA Today, CBS e Financial Times também noticiaram o avanço dos incêndios florestais nos Estados Unidos.

 

ClimaInfo, 5 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar