EUA extrai petróleo em volume nunca produzido por nenhum outro país

EUA extrai petróleo
RawPixel

Produção ficou em 12,9 milhões de barris por dia em 2023, batendo recorde anterior do país e global, de 12,3 milhões de bpd, em 2019.

Os Estados Unidos, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, não têm limites quando o assunto é produzir combustíveis fósseis. Em 2023, o país foi, pelo sexto ano consecutivo, o maior produtor de petróleo do mundo. 

O volume médio de 12,9 milhões de barris por dia (bpd) extraído no ano passado foi o maior já produzido por um país na história. E a produção média diária de petróleo mensal foi recorde em dezembro de 2023, com mais de 13,3 milhões de bpd, informa o UOL.

Os dados são da Administração de Informações em Energia dos EUA (EIA, sigla em Inglês). A entidade acredita que o nível atingido pelos EUA em 2023 não deve ser batido por qualquer país no curto prazo, já que nenhuma nação no planeta atingiu até hoje a capacidade de produzir 13 milhões de bpd.

Juntos, EUA, Rússia e Arábia Saudita – o top 3 do ranking mundial da produção de petróleo, exatamente nessa ordem – representaram cerca de 40% da produção global no ano passado, totalizando 32,8 milhões de bpd, destaca a Fox. Os três países produziram mais petróleo do que quaisquer outros desde 1971, incluindo a produção na União Soviética antes de sua dissolução, em 1991.

Os próximos três maiores produtores da lista – Canadá, Iraque e China – extraíram em conjunto 13,1 milhões de bpd em 2023. Ou seja, um pouco mais do que o produzido apenas nos EUA.

A diferença da produção dos EUA e de outros países aumentou no ano passado à medida que a OPEP+, que inclui Rússia e Arábia Saudita, anunciou várias rondas de cortes na produção para apoiar os preços do petróleo desde o segundo semestre de 2023, informa o Upstream. E no início deste mês, a entidade disse que vários de seus membros estenderam novos cortes voluntários às suas produções, totalizando 2,2 milhões de bpd.

E o Brasil? O país ficou em 8º no ranking dos maiores produtores de petróleo de 2023, segundo os dados da EIA. A média de produção brasileira foi de 3,4 milhões de bpd, segundo a epbr.

World Oil, Terra, Poder 360, Business Insider e Brasil 247 noticiaram o recorde de produção de petróleo dos EUA.

Em tempo: Se o segundo maior emissor de GEE produziu combustíveis fósseis como nunca em 2023, a líder no ranking das emissões, a China, também não ficou bem na foto no combate às mudanças climáticas ano passado. O país ficou aquém das metas de emissões atmosféricas, e analistas dizem que a credibilidade de Pequim nas negociações climáticas globais pode estar em risco, a menos que a China redobre seus esforços para se realinhar, informa a Reuters. O governo chinês raramente deixou de atingir suas metas no passado. No entanto, agora, impulsionado principalmente por preocupações com a segurança energética, mostrou pouco interesse político em abordar a lacuna nas emissões, afirmam os analistas.

 

 

ClimaInfo, 13 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.