Calor volta a ganhar força no centro-sul do Brasil e deve persistir ao longo do inverno

Calor centro-sul Brasil inverno
Climatempo

As temperaturas voltam a subir nos Centro-Oeste e Sudeste; expectativa é de que o calor seja mais frequente nos próximos meses, a despeito do inverno. 

A semana deve fechar como uma “montanha-russa” para os termômetros em boa parte do Brasil. Depois de uma queda brusca de temperatura na última 3ª feira (14/5), o calor volta com força nesta 6ª feira (17) e deve manter as temperaturas acima do normal até a semana que vem.

Como o Climatempo explicou, a frente fria que avançou forte sobre o Brasil nesta semana conseguiu enfraquecer o forte bloqueio atmosférico que gerou uma intensa onda de calor sobre o Centro-Oeste e o Sudeste nas primeiras semanas de maio. No entanto, o tempo frio durou pouco e o calor deve voltar a ficar intenso nos próximos dias.

A expectativa é de que a nova onda de calor atinja mais a região Sudeste, em especial o centro-norte de São Paulo, o norte e o sul de Minas Gerais, alguns pontos do Triângulo Mineiro e a região de Paranaíba no extremo leste de Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, a temperatura máxima deve ficar 5oC acima da máxima média para o período.

O calor também será forte em uma faixa mais ampla que vai desde o sul de Goiás e o norte do Paraná até o litoral norte de São Paulo, a metade sul do Espírito Santo e todo o Rio de Janeiro, com máximas de 3oC a 5oC acima da média histórica para maio.

A onda de calor deve perder força a partir de 20 de maio, mas isso não significa que as temperaturas mais altas não voltarão a dar as caras. O Globo destacou projeções do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que indicam que a redoma de calor pode permanecer durante todo o inverno, de julho a setembro.

“O bloqueio estará predominante no Centro-Sul do país e será persistente. Isso significa que teremos um inverno com chuvas abaixo da média, temperaturas acima da média e condições de estiagem em toda a região”, afirmou o pesquisador Humberto Barbosa.

Canal Rural e Último Segundo IG também repercutiram a volta do calor em boa parte do Brasil.

 

 

__________

ClimaInfo, 17 de maio de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.