Justiça do Texas barra ação da Exxon contra investidores-ativistas climáticos

20 de junho de 2024
Exxon
Greenpeace

Petroleira estadunidense processou a Arjuna e outro investidor, Follow This, em janeiro, para impedir que sua resolução não vinculativa fosse submetida à votação dos acionistas.

A mais nova empreitada das petroleiras para fugir de sua responsabilidade nas mudanças climáticas é tentar barrar judicialmente a cobrança de acionistas por planos para redução das emissões de gases de efeito estufa. Dessa vez, porém, a Exxon, uma das Big Oil, se deu mal. Na 2ª feira (19/6), o juiz Mark T. Pittman, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte do Texas, rejeitou uma ação judicial que a companhia moveu contra um investidor-ativista, a Arjuna Capital, sobre uma proposta de acionistas que exigia cortes nas emissões de gases de efeito estufa da gigante do petróleo.

Segundo o juiz, como a Arjuna retirou sua proposta e prometeu não apresentar propostas semelhantes, a reivindicação da Exxon era discutível. “A tendência do ativismo de acionistas neste país não vai desaparecer,” escreveu Pittman, mas acrescentou que “o tribunal não pode aconselhar a Exxon sobre seus direitos sem um caso ou controvérsia ativa para desencadear jurisdição”, detalha o New York Times.

A Exxon processou a Arjuna e outro investidor, a Follow This, em janeiro, para impedir que sua resolução não vinculativa fosse submetida à votação dos acionistas. Um mês antes, a Arjuna havia apresentado uma proposta para a resolução que exigia que a petroleira estadunidense acelerasse seus planos de reduzir suas emissões de carbono “e resumisse novos planos, metas e prazos,” de acordo com a queixa da Exxon. A Follow This, então, juntou-se em apoio.

No cerne da disputa estava a questão de saber se o risco climático é uma preocupação legítima para os negócios e parte de uma reação corporativa contra propostas de acionistas. O Guardian destaca que a ação judicial da Exxon alarmou investidores, pois, ao recorrer aos tribunais em vez de aos reguladores da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), poderia restringir a capacidade dos acionistas de expressar preocupações às empresas.

Embora os investidores devam ficar aliviados com a rejeição, a Exxon “usou a ação e a reunião de acionistas para difamar qualquer proponente que apresentasse resoluções, além de desafiar a SEC”, disse Tim Smith, assessor sênior de políticas do Interfaith Center on Corporate Responsibility, cujos membros incluem a Arjuna, explica a Reuters.

Axios, CNBC, Bloomberg, Financial Times e oilprice.com também repercutiram a decisão judicial contrária à Exxon.

 

ClimaInfo, 21 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar