Lula sanciona Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e programa Mover

28 de junho de 2024
Lula Plano Adaptação Mudanças Climáticas programa Mover
Reprodução/ CanalGov

Plano pretende minimizar os impactos ambientais, sociais, econômicos e de infraestrutura das mudanças climáticas, enquanto o Mover cria nova política automotiva para estimular a descarbonização.

O presidente Lula sancionou na 5ª feira (27/6) o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover). As sanções ocorreram durante a 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, que reúne representantes do Executivo e da sociedade civil.

O plano de adaptação tramitava no Congresso Nacional há mais de três anos, lembra o g1, mas a catástrofe climática no Rio Grande do Sul fez com que deputados e senadores se movimentassem e aprovassem a proposta. Seu objetivo é minimizar os impactos ambientais, sociais, econômicos e de infraestrutura que podem ser causados pelas mudanças climáticas.

O plano deverá identificar, avaliar e priorizar medidas para enfrentamento de desastres naturais; estabelecer prioridades de ação com base em populações e regiões mais vulneráveis; e estimular a adaptação do setor agropecuário a uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura. Além disso, deverá assegurar a implementação de estratégias prioritariamente em três áreas: infraestrutura urbana e direito à cidade; infraestrutura nacional, com ênfase na comunicação, energia, transportes; e infraestrutura baseada na natureza.

O texto prevê critérios para que os estados e municípios façam seus planos de adaptação climática, previstos na Política Nacional sobre Mudança do Clima, criada em 2009. Os planos estaduais e municipais devem ser enviados ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). E precisam ser baseados nos relatórios científicos do IPCC, explica a Folha.

Já o Mover foi idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O programa prevê regras de eficiência energética e menor tributação sobre os veículos que menos poluem, destaca o Valor, além de R$ 19,3 bilhões em créditos financeiros até 2028 para o setor automotivo.

Segundo a epbr, o Mover amplia as exigências de sustentabilidade da frota de carros, ônibus e caminhões e, por meio de incentivos fiscais, segundo o governo federal, vai estimular investimentos em novas rotas tecnológicas. O programa substitui o Rota 2030, criado no governo de Michel Temer.

Em tempo: Também na reunião do “Conselhão”, o presidente Lula assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional de Economia Circular. A estratégia estabelece como diretrizes a eliminação da poluição e a redução da geração de rejeitos e resíduos; a manutenção do valor dos materiais; a regeneração do ambiente; a redução da dependência de recursos naturais; a produção e o consumo sustentáveis; o aumento do ciclo de vida de todo e qualquer material; e a garantia de uma transição justa inclusiva e equitativa, abordando disparidades de gênero, raça, etnia e socioeconômicas, detalha a Folha.

 

 

__________

ClimaInfo, 28 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar