Ritmo de expansão das renováveis é insuficiente para triplicar capacidade até 2030

12 de julho de 2024
expansão renováveis insuficiente triplicar capacidade 2030
Unsplash

Para manter os compromissos assumidos na COP28, o mundo terá que aumentar capacidade renovável a uma taxa mínima de 16% anuais até 2030, aponta IRENA.

Apesar das renováveis serem a fonte de energia de crescimento mais rápido no planeta, o mundo corre o risco de não alcançar a meta de triplicar a capacidade renovável até 2030 prometida na COP28. Para isso, é necessário aumentar a capacidade de energias renováveis a uma taxa mínima de 16,4% ao ano até o fim desta década. É o que mostra o relatório “The Renewable Energy Statistics 2024”, da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, sigla em Inglês), publicado na 5ª feira (11/7).

Se a taxa de aumento de 14%, registrada no ano passado, continuar, a meta de 11 TW de potência acordada na COP28 ficará 1,5 TW abaixo do necessário, destaca a Reuters. E se o mundo mantiver a taxa anual histórica de 10%, acumulará apenas 7,5 TW de capacidade renovável até 2030, ficando aquém da meta em quase um terço, reforça a IRENA.

“A energia renovável tem superado cada vez mais os combustíveis fósseis, mas não é hora de ser complacente. As renováveis devem crescer em velocidade e escala maiores. Nosso relatório ilumina a direção a seguir. Se continuarmos com a taxa de crescimento atual, apenas enfrentaremos o fracasso de não atingir a meta acordada na COP28, consequentemente colocando em risco os objetivos do Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, frisou o diretor-geral da IRENA, Francesco La Camera.

Além da capacidade, a associação destaca a concentração atual da expansão das renováveis. Os dados detalhados mais recentes, relativos a 2022, confirmam a disparidade regional nesse processo.

Se a Ásia manteve-se liderando a geração global renovável, com 3.749 terawatt-hora (TWh) em 2022, a África gerou apenas 205 TWh renováveis no mesmo período, apesar do tremendo potencial do continente e da imensa necessidade de um crescimento rápido e sustentável, reforça a IRENA. 

Renewables Now, Offshore Energy e Climate Change News também repercutiram o novo relatório da associação.

 

 

__________

ClimaInfo, 12 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar