Governo move ação de R$ 635 milhões contra fazendeiros por danos climáticos

17 de setembro de 2024
Governo ação 635 milhões contra fazendeiros danos climáticos
Leonardo Milano/ICMBio

Primeira ação de reparação por dano climático em nome do ICMBio é motivada pela destruição de 7.075 hectares da Floresta Nacional de Jamanxim, Pará.

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou na 2ª feira (16/9) na Justiça Federal a primeira ação de reparação por dano climático em nome do ICMBio. A ação é motivada pela destruição de 7.075 hectares de Floresta Amazônica na Floresta Nacional (FLONA) de Jamanxim, no Pará, e pede indenização de R$ 635 milhões.

De acordo com o ministro da AGU, Jorge Messias, a ação tem cinco alvos, mas seus nomes devem permanecer sob sigilo até que a Justiça Federal autorize o bloqueio de bens dos alvos, explica o Estadão. Segundo o órgão, os fazendeiros invadiram a Unidade de Conservação, promoveram desmatamento ilegal, destruiram Áreas de Preservação, fizeram queimadas, usaram agrotóxicos, impediram a regeneração da mata e utilizaram o terreno para criação irregular de 3.000 cabeças de gado sem registro nas autoridades sanitárias – o que caracteriza também fraude sanitária.

O valor do ressarcimento pedido foi calculado a partir do custo social das 1,1 milhão de toneladas de gases de efeito estufa emitidos em razão da degradação, segundo cálculo da AGU. O órgão ainda solicitou a desocupação da área irregular em até 30 dias, assim como a demolição das estruturas construídas no local, informa a Folha. Caso a ordem seja descumprida, haverá aplicação de multa.

Os invasores deverão ainda remover todo o entulho para fora da Unidade de Conservação, destinando-o a uma área ambientalmente adequada para recebê-lo, destaca O Globo. Outro requerimento quer fazer o gado considerado indisponível no sistema de rastreio do Pará.

Para a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente da AGU, Mariana Cirne, “nunca esteve tão evidente a necessidade de incluirmos o clima em nossas vidas”. Já o ministro Jorge Messias afirmou que “daqui para frente, o governo federal terá tolerância zero contra infratores ambientais”.

A ação da AGU também foi destaque no UOL, R7, A Tarde, Agência Brasil, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Veja, Correio Braziliense e Carta Capital.

 

 

__________

ClimaInfo, 18 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar