Depois de arrasar Europa Central e Oriental, tempestade Boris causa estragos na Itália

19 de setembro de 2024
Europa tempestade Boris estragos Itália
Reprodução/Guardian News

Enchentes e deslizamentos devastadores atingiram a região de Emilia-Romagna, no norte italiano, e governo de Giorgia Meloni foi acusado de não enfrentar a crise climática.

Após causar inundações históricas na Europa Central, a tempestade Boris continua sua rota devastadora. A tormenta provoca chuvas intensas em áreas do norte da Itália, e o risco de inundações persiste.

Duas pessoas estavam desaparecidas e cerca de mil foram evacuadas de suas casas na 5ª feira (19/9) após enchentes e deslizamentos atingirem a região de Emilia-Romagna, no norte italiano. Os estragos geraram acusações de que o governo de extrema-direita de Giorgia Meloni não tem vontade de enfrentar a crise climática, destaca o Guardian.

Inundações foram relatadas na cidade central de Pescara, mas algumas das chuvas mais intensas ocorreram mais ao norte do país, informa a BBC. Falconara, na costa do mar Adriático, registrou 204 mm de chuva desde 4ª feira (18/9), bem acima da média de setembro, que é de cerca de 67 mm. E mais de 300 mm de chuva foram registrados na região montanhosa dos Apeninos.

As chuvas intensas devem diminuir ao longo desta sexta-feira, e o fim de semana parece ser mais seco. Mas, como visto em outros países atingidos por Boris, o risco de enchentes pode continuar.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu bilhões de euros em ajuda para as nações da Europa Central que sofreram enormes danos com a tempestade, que até agora causaram 24 mortes na região, informa a Al Jazeera. Von der Leyen fez uma visita rápida a uma área atingida pelas enchentes no sudeste da Polônia e se reuniu com os chefes de governo da Polônia, Áustria, República Tcheca e Eslováquia.

Reuters, EFE, RFI e Guardian repercutiram os efeitos de Boris na Itália.

Em tempo: Chuvas extremas também castigam partes da Ásia. A tempestade tropical Pulasan atingiu o leste da China, perto da capital financeira Xangai, trazendo chuvas intensas para a região que recentemente foi devastada pelo tufão Yagi, o mais forte a atingir aquela área em décadas, lembra a Bloomberg. Já o Vietnã, que também sofreu com Yagi, evacuou centenas de pessoas, fechou escolas e suspendeu voos enquanto uma nova tempestade avançava em direção à região central do país. Autoridades se preparavam para possíveis inundações repentinas em dez províncias, informa a Bloomberg.

 

 

__________

ClimaInfo, 20 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar