Paul Watson está livre! Dinamarca se recusa a extraditar o ativista protetor de baleias para o Japão

2 de janeiro de 2025
    Conexão Planeta

Após quase cinco meses de detenção em Nuuk, na Groenlândia, o Capitão Paul Watson, aguerrido protetor das baleias e dos oceanos, está livre! 

A Dinamarca rejeitou o pedido do Japão para extraditar o ativista – fundador do Greenpeace, da Sea Shepherd e da Fundação Capitão Paul Watson -, e ele foi libertado. 

O ofício do Ministério da Justiça da Dinamarca, endereçado à Polícia da Groenlândia e enviado por e-mail oficial, anunciou a “recusa da extradição do cidadão americano-canadense Paul Franklin Watson para um processo criminal no Japão”.

Com base em análise cuidadosa das circunstâncias, determinou que a extradição não seria permitida sob a legislação de extradição vigente na Groenlândia, concluindo que:

  • o longo período decorrido desde os incidentes tornou a extradição inviável; 
  • a incerteza sobre o tratamento judicial de Watson no Japão, incluindo a dúvida de que o período de detenção na Groenlândia fosse deduzido de uma eventual sentença, foi um fator determinante; e
  • a natureza das acusações e o impacto da detenção prolongada reforçaram a decisão de negar o pedido.
Leia a matéria completa

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar