IEA amplia projeção de sobreoferta de petróleo em 2025

Condições macroeconômicas, tensões políticas e protecionismo agressivo de Trump deterioram expectativas do setor; excedente pode chegar a 1 milhão de barris por dia.
13 de março de 2025
iea sobreoferta petróleo 2025
PxHere

Enquanto o Palácio do Planalto, o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras forçam a mão para explorar petróleo na foz do Amazonas, o mercado global parece ir em outra direção. A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em Inglês), em seu relatório mensal, indica que a oferta da commodity pode exceder a demanda em 600 mil barris por dia (bpd).

“As condições macroeconômicas que baseiam nossa projeções sobre demanda de petróleo deterioraram no último mês à medida que tensões escalaram entre os EUA e diversos outros países”, escreve a IEA. Esse excedente pode aumentar em mais 400.000 bpd se a OPEP+ estender a reversão dos cortes de produção e não conseguir controlar a superprodução em relação às cotas, escreve a Reuters, com versão traduzida no UOL.

A oferta total em 2025 é estimada em 104,5 milhões bpd em 2025, com estimados 1,5 milhão de bpd vindo de países que não integram a OPEP+, conta o jornal The Wall Street Journal. “Os riscos para as perspectivas do mercado continuam muitos e as incertezas são generalizadas”, escreve a IEA.

“O mercado parece estar bem abastecido no momento, criando alguns desafios para novos aumentos por parte do grupo OPEP+,” disse Toril Bosoni, chefe da divisão de indústria e mercados de petróleo da AIE, em entrevista à Bloomberg TV e reproduzida no site

Vale lembrar aqui a insistência do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em incluir o Brasil neste cartel.

Mint e Investing também repercutiram o relatório da IEA.

  • Em tempo: Quase 200 organizações enviaram uma carta a parlamentares democratas nos Estados Unidos alertando para tentativas potenciais da indústria fóssil de obter imunidade legal, conta o Guardian. “Temos razões para acreditar que a indústria de combustíveis fósseis e seus aliados usarão o caos e os excessos da nova administração Trump para tentar, mais uma vez, se proteger das consequências por suas décadas de poluição e engano."

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar