BYD apresenta plataforma inédita de recarga rápida de carros elétricos

A montadora chinesa apresentou uma plataforma com potência de carga de 1.000 kW, duas vezes mais rápida que a tecnologia de supercarregamento da Tesla.
20 de março de 2025
byd apresenta plataforma inédita de recarga rápida de carros elétricos
Alexander Migl

O mercado global de carros elétricos se animou nesta semana depois da BYD anunciar uma nova plataforma de recarga de carros elétricos que promete fazer o serviço tão rápido quanto o abastecimento com gasolina. A montadora chinesa apresentou dois novos modelos que serão capazes de receber potência máxima de 1.000 quilowatts (kW), permitindo que os carros percorram até 400 km com uma carga de apenas cinco minutos.

Atualmente, o sistema mais rápido de recarga elétrica é o dos supercarregadores da Tesla, que oferecem até 500 kW de potência. Assim, a promessa da BYD é encurtar pela metade o período de recarga com uma potência duas vezes maior que a da concorrente norte-americana.

De acordo com Wang Chuanfu, fundador da BYD, a empresa pretende instalar uma rede própria de 4 mil estações de carregamento rápido na China, de forma a facilitar as vendas de seus carros elétricos aos consumidores do país. A montadora não especificou o prazo nem o volume de investimentos na construção dessas instalações.

“Para resolver completamente a ansiedade de nossos clientes em torno do carregamento, temos buscado uma meta de tornar o tempo de recarga de veículos elétricos tão curto quanto o tempo de reabastecimento de veículos a gasolina”, disse Wang em evento com jornalistas na última 2ª feira (17/3). “Esta é a primeira vez na indústria que a unidade de megawatt foi alcançada em potência de carregamento”.

A notícia intensifica a competição comercial entre Tesla e BYD. Líder global do setor, a montadora do bilionário Elon Musk vem enfrentando problemas gerados pelas estripulias políticas de seu proprietário, com queda nas vendas e no valor de suas ações no mercado financeiro. Ao mesmo tempo, os chineses tentam aproveitar as dificuldades do rival norte-americano para reforçar sua posição no mercado doméstico e ganhar novos clientes em outros países.

NY Times e Washington Post destacaram uma movimentação política curiosa que tenta recuperar a imagem da Tesla: os novos aliados republicanos de Trump, que transformaram os carros elétricos em “bicho-papão” para o eleitorado conservador norte-americano, agora querem incentivar seus apoiadores a comprar os veículos da empresa de Musk.

O lance mais ousado (e claramente ilegal) aconteceu na semana passada, quando o presidente Donald Trump transformou os jardins da Casa Branca em showroom da Tesla, inclusive informando os preços de cada modelo. No entanto, ao menos por ora, a nova mensagem pró-Tesla dos republicanos ainda não ganhou força entre seus eleitores.

A revista Economist sintetizou o caos vivido pela Tesla nos últimos meses. Além dos problemas gerados por Musk, a montadora sofre com dificuldades para inovar seus produtos, ficando dependentes de dois modelos, o 3 e o Y, ao mesmo tempo que seus concorrentes dentro e fora dos EUA tentam diversificar o portfólio de modelos. O Estadão traduziu a reportagem. O anúncio do carregamento de cinco minutos da BYD teve grande destaque na imprensa, com matérias na AFP, Associated Press, Axios, Bloomberg, CNBC, CNN, Euronews, Financial Times, Guardian e Reuters, entre outros.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar