
O Senado dos Estados Unidos votou para bloquear a medida estabelecida pelo estado da Califórnia que proíbe a venda de novos carros movidos a gasolina até 2035. O ataque à regra californiana, a primeira do tipo nos EUA, elimina o esforço mais agressivo do país de transição para veículos elétricos, destacou a Associated Press, enquanto o presidente Donald Trump corta incentivos para VEs e incentiva os combustíveis fósseis.
Em 50 anos, a autoridade da Califórnia para estabelecer regras ambientais mais rígidas do que os padrões nacionais nunca havia sido contestada pelo Congresso, lembrou o New York Times. A votação, 51 a 44, foi uma vitória da indústria de petróleo e gás e dos republicanos, que forçaram a aprovação usando uma tática legislativa incomum, denunciada pelos democratas como uma opção “nuclear” que afetará o funcionamento do Senado além da política climática.
A revogação representa um golpe na ambição da Califórnia de acelerar a transição para veículos elétricos. Mas as consequências se espalharão por todo o país. Isso porque outros 11 estados pretendiam seguir o plano californiano e parar de vender carros novos movidos a gasolina até 2035. Juntos, eles representam cerca de 40% do mercado automobilístico dos EUA.
Diretora de veículos limpos do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, Kathy Harris enfatizou que a capacidade da Califórnia de impor padrões rigorosos de emissões para carros, caminhões e ônibus existe há quase 60 anos, e que o estado recebeu mais de 75 isenções sob presidentes republicanos e democratas. Entre elas estão regras para aumentar a participação de VEs a cada ano entre todas as vendas de carros e caminhões novos, bem como determinações para que as montadoras introduzam veículos progressivamente mais limpos, detalhou o Guardian.
A medida aprovada no Senado segue agora para a Casa Branca, onde Trump deve sancioná-la, juntamente com outras duas resoluções que bloqueariam as regras da Califórnia que restringem as emissões de gases de escape de certos veículos e a poluição por óxido de nitrogênio (smog) de caminhões. As três medidas foram aprovadas pelo Senado na 5ª feira (22/5) e pela Câmara no início deste mês.
O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, e os reguladores estaduais do ar dizem que as decisões do Congresso são ilegais e que entrarão com uma ação judicial para manter as regras. “Não se trata de veículos elétricos, e sim de poluidores poderem poluir mais”, disse Newsom.
Bloomberg, Axios e The Hill também noticiaram o ataque do Senado à regra de VEs da Califórnia.
Em tempo: Por 215 votos a 214, a Câmara dos EUA aprovou um amplo projeto de lei de reconciliação orçamentária com disposições que incluem o cancelamento ou eliminação gradual de quase tudo que estava na Lei de Redução da Inflação (IRA, sigla em Inglês), como benefícios à transição energética. A medida, que agora segue para o Senado, é apontada por grupos de energia limpa e ambientais como uma traição monumental ao país, que custará mais de 830.000 empregos, aumentará as contas de luz e também as emissões de gases de efeito estufa do país, relataram Inside Climate News e Guardian.