Governo federal lança Comissão Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Afrodescendentes e Agricultores Familiares da COP30

Com o apoio do MMA, iniciativa faz parte do Círculo de Povos para aumentar a representação de comunidades tradicionais e afrodescendentes junto à Presidência da Conferência
6 de junho de 2025
    Governo Federal
Foto: Fernando Donasci/MMA

O governo federal lançou, nesta quinta-feira (29/5), em Brasília, a Comissão Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Afrodescendentes e Agricultores Familiares no âmbito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, a ser realizada em novembro, na cidade de Belém (PA).

A solenidade contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco; do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago; da diretora executiva da COP30, Ana Toni; da secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli; da representante do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia, Gisela Pérez; do representante do Ministério de Igualdade e Equidade da Colômbia, diretor de Comunidades Negras, Afrodescendentes, Raizales y Palenqueras, Álvaro Arroyo, além de integrantes das comunidades quilombolas e extrativistas. 

No discurso de anúncio da comissão, a ministra Marina Silva reforçou que a criação do grupo reconhece e empodera as populações tradicionais e afrodescendentes. Disse também que a COP30 ocorre em um contexto geopolítico complexo, o que dificulta “a solidariedade e drena os recursos para dar segurança no enfrentamento à mudança do clima e da desigualdade social”. 

Leia a matéria completa

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar