Governo Trump diz que regras de Biden para economia de combustíveis são “ilegais”

Departamento de Transportes dos EUA abriu caminho para padrões mais flexíveis de economia de combustível, o que significa mais emissões.
10 de junho de 2025
governo trump diz que regras de biden para economia de combustíveis são “ilegais”
SkitterPhoto

O secretário de transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, disse que os padrões de economia de combustível do governo de Joe Biden para carros e caminhões movidos a gasolina são “ilegais”. Por isso moveu-se para revertê-los, abrindo caminho para redefinir regras, informam AP e Reuters. Na prática, devem aumentar as emissões do país pela queima de combustíveis fósseis.

O Departamento de Transportes declarou a suposta “ilegalidade” de Biden ao publicar a regra final “Redefinindo o Programa de Economia Média de Combustível Corporativa” (CAFE, sigla em Inglês). Uma futura regra separada do governo Trump revisará os requisitos de economia de combustível.

Em conjunto com a redação do Senado no projeto de lei orçamentária para eliminar penalidades por consumo não eficiente de combustíveis fósseis, a nova regra poderá fazer com que as montadoras sofram menos pressão dos órgãos reguladores para reduzir a poluição dos veículos. Em última análise, o uso de veículos elétricos no país poderá ser desacelerado.

As medidas se alinham aos esforços de Trump para reduzir o apoio federal aos VEs. O “agente laranja” prometeu acabar com o que chamou de “mandato” para veículos elétricos, referindo-se incorretamente à meta de Biden, de que metade dos carros novos vendidos no país até 2030 sejam elétricos.

A empreitada contra a eletrificação veicular de Trump e seus asseclas já mexe em outra ponta: os investimentos no país. Segundo a AP, a japonesa Automotive Energy Supply Corp. (AESC) interrompeu a construção de uma fábrica de US$ 1,6 bilhão na Carolina do Sul para ajudar a produzir baterias para BMWs elétricos, citando “incerteza política e de mercado”.

Embora a empresa não tenha especificado os problemas, o governador republicano da Carolina do Sul, Henry McMaster, disse que a AESC está lidando com a potencial perda de isenções fiscais federais para compradores de veículos elétricos e incentivos para empresas do setor, bem como incertezas tarifárias. “O que estamos fazendo é pedir cautela, deixar as coisas acontecerem porque todas essas mudanças estão ocorrendo”, disse McMaster.

  • Em tempo: A exigência de relatórios de monitoramento de emissões de grandes poluidores dos EUA estabelecida pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) do país em 2010, está prestes a cair, informou a Associated Press. Especialistas afirmam que o fim da exigência pode levar a um grande aumento nas emissões se as empresas não forem mais publicamente responsáveis ​​pelo que emitem. E afirmam que a perda dos dados – ao mesmo tempo em que a EPA está cortando o monitoramento da qualidade do ar em outros locais – tornaria mais difícil o combate às mudanças climáticas.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar