OMM reforça apelo por ampliação de alertas de desastres climáticos ao redor do mundo

Órgão destaca aumento de eventos extremos, que nas últimas cinco décadas mataram mais de 2 milhões de pessoas.
21 de outubro de 2025
omm reforça apelo por ampliação de alertas de desastres climáticos ao redor do mundo prancheta 1
WMO / Xuan NG

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou um relatório na 2ª feira (20/10) advertindo para as lacunas de redes globais de monitoramento e previsão de desastres climáticos. Segundo a agência da ONU, quase metade dos países não possui sistemas de alerta para eventos extremos, o que deixa milhões de pessoas vulneráveis, em especial em países em desenvolvimento.

Em reunião em Genebra, a OMM afirmou que os eventos climáticos extremos foram responsáveis pela morte de mais de 2 milhões de pessoas nas últimas cinco décadas. Desse total de óbitos, 90% ocorreram em países em desenvolvimento, informa a Reuters.

O número de países com sistemas de alerta a desastres dobrou em três anos, para 119, o que mostra que houve progressos. No entanto, uma avaliação da OMM em 62 nações identificou que metade dos sistemas possui apenas capacidade básica, e 16% têm menos do que a capacidade básica.

As mortes por desastres climáticos são seis vezes maiores em países com sistemas limitados de alertas a desastres ambientais. Já o número de pessoas afetadas é quatro vezes maior em países despreparados, detalha a Al Jazeera

O documento destaca a vulnerabilidade de países em contextos frágeis, afetados por conflitos e violência. “Alerta precoce significa ação precoce. Nosso objetivo não é apenas alertar o mundo, mas também fortalecê-lo”, disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.

Como exemplo positivo do serviço, Celeste lembrou que o monitoramento regular de uma geleira permitiu que cientistas alertassem sobre seu colapso em maio de 2025. Assim, habitantes de uma vila suíça foram evacuados com segurança.

  • Em tempo: Entre 28 e 31 de outubro, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) sedia a Reunião Presencial do Comitê Permanente sobre Redução de Risco de Desastres e Serviços de Alerta Precoce (SC-DRR) da OMM, em São José dos Campos (SP). O encontro reunirá especialistas e representantes de países membros da OMM para tratar sobre o fortalecimento dos sistemas de alerta precoce multirrisco; regulamentação técnica voltada à prestação de serviços de alerta e apresentar resultados de grupos de especialistas e forças-tarefas.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar