2026 terá temperatura 1,4ºC acima dos níveis pré-industriais, prevê Met Office

A comunidade científica tem alertado repetidamente de que cada fração de grau a mais implica intensificação dos impactos climáticos.
18 de dezembro de 2025
2026 temperatura acima níveis pré industriais
NASA via Rawpixel

Em sua mais recente previsão, o Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, indica que 2026 terá temperatura média 1,4°C acima dos níveis pré-industriais, e apenas 0,1°C abaixo do limite de aquecimento global estabelecido no Acordo de Paris. Embora não deva superar 2024 — o ano mais quente já registrado até agora, com 1,55°C acima da era pré-industrial —, 2026 deverá estar entre os quatro anos mais quentes desde 1850, com um aumento de temperatura entre 1,34°C e 1,58°C, informa o Business Green.

“É provável que os últimos três anos tenham ultrapassado 1,4°C, e esperamos que 2026 seja o quarto ano consecutivo em que isso aconteça”, disse Adam Scaife, cientista climático do Met Office, que liderou a previsão. “Antes disso, a temperatura global não havia ultrapassado 1,3°C”, completou.

Como destaca o Independent, é clara a indicação de uma onda de aquecimento persistente. O que se reflete no aumento dos riscos de eventos climáticos extremos, com impactos severos, como os sofridos nos últimos meses no Caribe, no sudeste asiático e no Marrocos.

Líderes mundiais se comprometeram há 10 anos, em Paris, a limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final do século. Como a meta é medida por uma média de 30 anos, ainda é fisicamente possível alcançá-la, apesar de ser certo que ultrapassaremos o limite em alguns meses ou anos, explica o Guardian.

“Em 2024, houve a primeira ultrapassagem temporária de 1,5°C e nossa previsão para 2026 sugere que isso seja possível novamente”, disse Nick Dunstone, cientista climático do Met Office. “Isso destaca a rapidez com que estamos nos aproximando da meta de 1,5°C do Acordo de Paris.”

Na semana passada, cientistas do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia anunciaram que é quase certo que 2025 termine como o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado. Enquanto isso, os níveis de dióxido de carbono que poluem a atmosfera e aumentam o efeito estufa atingiram níveis sem precedentes no ano passado, enquanto sumidouros de carbono naturais da Terra estão começando a falhar.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar