Trump planeja dissolver importante centro de pesquisa climática dos EUA

Analistas apontam que o desmantelamento do NCAR seria uma vingança política do “agente laranja” contra o governador do Colorado, Jared Polis.
18 de dezembro de 2025
(Gage Skidmore/Wikimedia Commons)

A (des)administração Trump nos Estados Unidos planeja desmantelar o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR, sigla em Inglês), um importante polo de ciência climática instalado em Boulder, Colorado. Segundo o governo dos EUA, o NCAR desviou-se de sua missão décadas atrás, ao se dedicar à pesquisa sobre mudanças climáticas. O negacionismo trumpista não tem mesmo limites.

O anúncio chocou a comunidade científica e as autoridades do Colorado, que prometeram lutar contra a proposta, informa a Bloomberg. Segundo o Inside Climate News, o desmonte seria uma vingança política do “agente laranja” contra o governador do Colorado, Jared Polis, pela prisão da ex-funcionária eleitoral do estado, Tina Peters. Ela foi condenada por dar acesso não autorizado a uma urna eletrônica a aliados de Trump após as eleições de 2020.

Russell Vought, diretor do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, anunciou o fechamento do centro em publicação na rede social X na 3ª feira (16/12). Em sua postagem, Vought chamou o NCAR de “uma das maiores fontes de alarmismo climático do país”, informa a CNN.

A notícia de desmembramento do NCAR, com algumas de suas funções transferidas para outros locais, surgiu horas após o cancelamento de US$ 109 milhões em verbas federais destinadas a projetos ambientais e de segurança no Colorado. E um dia depois de Trump ter aproveitado uma cerimônia na Casa Branca para criticar duramente Polis, chamando-o de “homem fraco e patético”.

O ataque ao NCAR é mais uma tentativa de Trump de desmantelar a pesquisa estadunidense sobre mudanças climáticas, bem como as agências federais que trabalhavam em pesquisas climáticas e em regulamentações sobre gases de efeito estufa. Seu governo propôs um corte de US$ 1,33 bilhão, ou 28%, no orçamento de operações, pesquisa e instalações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), e um corte de 75% no seu Escritório de Pesquisa Oceânica e Atmosférica (OAR), o que eliminaria o trabalho essencial da agência em ciência climática, detalha a Reuters.

Fundado em 1960 e administrado pela Fundação Nacional de Ciência (NSF), o NCAR fornece dados e recursos tecnológicos de ponta a 129 universidades parceiras na América do Norte. Essas universidades contam com os supercomputadores do centro, aeronaves altamente instrumentadas e modelos de sistemas terrestres.

O NCAR desenvolveu o Dropsonde, equipamento utilizado por aeronaves caçadoras de furacões para medir a temperatura, a pressão e a umidade de tempestades tropicais. Ainda realiza previsões operacionais em tempo real para as Forças Armadas dos EUA no sítio de sistemas antimísseis balísticos em Fort Greely, no Alasca, e desenvolveu uma modelagem computacional que ajudou a aprimorar a previsão do comportamento de incêndios florestais.

ABC, Washington Post, Vox, Politico, NBC e Axios também noticiaram o desmonte do NCAR pelo governo Trump.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar