Chile decreta estado de calamidade pública por causa dos incêndios florestais

Chamas mataram pelo menos 19 pessoas e obrigaram outras 50 mil a deixarem suas casas em duas regiões no sul do país.
19 de janeiro de 2026
coreia do sul incêndios florestais
Ashish Kumar Tyagi

O presidente do Chile, Gabriel Boric, declarou estado de calamidade pública em duas regiões do sul do país no domingo (18/1) devido a incêndios florestais devastadores. O fogo forçou a evacuação de mais de 50.000 pessoas e deixou pelo menos 19 mortos.

Segundo a Corporación Nacional Forestal (CONAF) do Chile, os bombeiros combatiam 24 focos de incêndio ativos em todo o país na manhã de domingo, sendo os maiores nas regiões de Ñuble e Bibío, onde o governo declarou estado de emergência. Essas áreas ficam a cerca de 500 km ao sul da capital, Santiago, informa a Reuters, em matérias traduzidas por Folha e CNN Brasil.

Os incêndios florestais haviam consumido pelo menos 8.500 hectares nas duas regiões até anteontem, pondo em risco várias comunidades. Autoridades orientaram a população a deixar esses locais.

Por causa do fogo, um jogo amistoso de futebol entre o Universidad de Chile e o argentino Racing foi cancelado, relatam O Globo e Metrópoles. A partida aconteceria na cidade de Concepción, que fica na região de Biobío e próxima a Ñuble. “Diante dessa situação trágica, o futebol fica em segundo plano”, diz o comunicado da equipe chilena sobre o cancelamento da partida.

Condições adversas, como ventos fortes e altas temperaturas, ajudaram a propagar as chamas e dificultaram o trabalho dos bombeiros de controlar as chamas. Grande parte do Chile estava sob alerta de calor extremo, com temperaturas atingindo 38°C de Santiago a Biobío no domingo e também ontem.

Tanto o Chile quanto a Argentina têm enfrentado temperaturas extremas e ondas de calor desde o início deste ano. Nos primeiros dias de janeiro, a Patagônia argentina também sofreu incêndios florestais devastadores.Hora 1, Euronews, Reuters, JC PE, Poder 360, UOL e Veja também repercutiram a tragédia provocada pelos incêndios florestais no Chile.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar