Blocos de petróleo próximo dos Abrolhos não tiveram ofertas

11 de outubro de 2019

A 16ª Rodada de concessões de blocos de exploração de petróleo promovida ontem (10/10) pela ANP arrecadou R$ 9 bilhões para os cofres da União. O leilão negociou ⅓ dos 36 blocos ofertados, e o investimento previsto na exploração das áreas negociadas é da ordem de R$ 1,6 bilhão, segundo informação do Valor.

Vale destacar que o ágio médio resultante, de 322%, mostra um grande apetite por parte das empresas internacionais pelas áreas leiloadas. Entre estas empresas destacaram-se, pelo tamanho dos lances, Petronas (Malásia), Total (França), Chevron (EUA), QPI (subsidiária brasileira da Qatar Petroleum) e BP (Reino Unido).

O El País destaca que, apesar de um parecer contrário do Ibama, a ANP incluiu no leilão quatro blocos localizados na bacia de Camamu-Almada, a 130 km do banco de corais de Abrolhos. O Ibama está preocupado, e com razão, com os impactos da exploração de petróleo sobre a região que tem a maior biodiversidade do Atlântico Sul e é berçário de espécies como a baleia jubarte.

A pressão ambientalista deu certo e nenhuma petroleira quis correr o risco e arrematar qualquer uma das sete áreas das bacias de Camamu-Almada e Jacuípe. A Conexão Abrolhos entregou ao Congresso Nacional e ao Ministério Público Federal (MPF), na 4ª feira (9/10), mais de um milhão de assinaturas contra a inclusão destes blocos no leilão. Os blocos foram ofertadas sub judice, por determinação da Justiça, devido a uma ação movida pelo Ministério Público Federal.

Segundo O Globo, “nos corredores do leilão, a análise geral das petroleiras é que as bacias no entorno da Bahia apresentam muitos riscos ambientais. As companhias querem evitar o caso envolvendo os campos obtidos pela francesa Total no Foz do Amazonas, em 2011, que até hoje não iniciou a exploração das áreas e deve abandonar o projeto.”

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar