União Europeia: recursos para transição verde não financiarão usinas nucleares e a gás

29 de junho de 2020

Os países da União Europeia concordaram na semana passada quanto à não inclusão de projetos de energia nuclear e gás natural no pacote de incentivos verdes do bloco. A inclusão destas fontes de energia interessava a alguns países no Leste Europeu, especialmente a Polônia.

A Comissão Europeia definiu um fundo de cerca de 40 bilhões de euros para “transição justa”, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de tecnologia e capacidade energética limpa. Com a decisão, esses recursos não serão destinados a iniciativas como a construção de usinas nucleares nem plantas de geração térmica a gás natural.

Ao mesmo tempo, diversos países europeus estão avançando em novas metas e iniciativas para descarbonizar suas economias. Depois da Espanha ter apresentado seu plano de descarbonização, a Irlanda definiu no último final de semana a redução de suas emissões em cerca de 7% ao ano, com vistas a atingir 51% até 2030. O novo governo irlandês, formado depois de meses de negociação entre os partidos Fianna Fáil, Fine Gael e Verde, propõe também o objetivo de descarbonização total da economia do país até 2050, definida em lei.

Outro país que anunciou novas metas climáticas foi a Dinamarca. De acordo com o pacote climático aprovado pelo Parlamento dinamarquês, o país se compromete a reduzir suas emissões em 70% até 2030 em relação aos níveis de 1990.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar