Espanha apresenta novo plano para descarbonização até 2050

Espanha

A Espanha se unirá ao grupo de países com uma estratégia formalizada para tornar suas economias neutras em emissões de carbono até 2050. O governo Pedro Sánchez apresentou ontem (19/5) seu plano de descarbonização, que vem sendo esboçado desde fevereiro de 2019 e que ganhou mais relevância no contexto dos esforços de recuperação econômica pós-pandemia.

De acordo com a proposta que ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento, o sistema elétrico deverá se tornar 100% baseado em fontes renováveis até meados do século, com a proibição imediata de novos projetos de extração de carvão, petróleo e gás, e o fim de subsídios para os combustíveis fósseis. Outra medida prevista é obrigar as montadoras a produzir e vender apenas veículos elétricos até 2040.

O plano prevê também que as emissões do país sejam reduzidas em 23% até 2030 com relação aos níveis de 1990 e que, nesse mesmo ano, a proporção de fontes renováveis no total de consumo energético seja dobrada e alcance a faixa entre 35% e 42%. No total, a proposta espanhola prevê que essas medidas estimulem investimentos de mais de 200 milhões de euros ao longo da próxima década, com a geração de mais de 350 mil vagas de trabalho.

 

ClimaInfo, 20 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)