Setembro de 2020 foi o mês mais quente da história, confirma centro meteorológico europeu

setembro mais quente

Tempestades, queimadas, estiagem. O mês de setembro esteve repleto de eventos climáticos extremos. Não foi à toa: de acordo com o serviço meteorológico Copernicus, da União Europeia, o mês passado foi o setembro mais quente já registrado no mundo. A partir dos dados observados nos últimos nove meses, o órgão especulou que 2020 pode superar 2016 e se tornar o ano mais quente já registrado.

O Estadão destacou alguns dados. A temperatura média global em setembro passado foi 0,05°C superior à registrada no mesmo mês em 2019; com relação à média histórica (entre 1981 e 2010), o aumento é ainda mais notável:  0,63°C. Em termos meteorológicos, essa temperatura mais alta se evidenciou em diversas partes do planeta, com fortes ondas de calor no norte da Sibéria, Oriente Médio, Europa, costa oeste dos EUA e na América do Sul.

Aqui no Brasil, o estado de São Paulo registrou ontem (7/10) a maior temperatura de sua história, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Lins, localizada a pouco mais de 430 km da capital paulista, os termômetros marcaram 43,2°C, superando o recorde anterior de 43°C, registrado em 1933 em Iguape.

BBC, O Globo, Reuters e UOL também repercutiram o calor recorde de setembro.

 

ClimaInfo, 8 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)