“Água equivalente a um mês em um dia” em Londres

14 de julho de 2021

A capital do Reino Unido, Londres, sofreu nesta 3ª feira (13/7) com chuvas intensas e inundações relâmpago. Segundo a BBC, a região de Kew recebeu, em 24 horas, 47,8 mm de chuva, valor acima da precipitação média prevista para o mês de julho inteiro (44,5 mm). A região mais afetada pela chuva foram os distritos de Kensington e Chelsea, próximos ao centro da cidade. Em Notting Hill, a água subiu de 12 cm para 45 cm em menos de cinco minutos, destacou uma testemunha ao Guardian. No sul de Londres, em Raynes Park, a enchente chegou a atingir 60 cm de altura, invadindo carros e residências.

Um dos atingidos foi o roqueiro Brian May, guitarrista da banda Queen: em post no Instagram, May lamentou que vários pertences “preciosos” foram destruídos quando a água invadiu sua residência em Kensington. “É de partir o coração”.  A chuva também inundou estações e vias subterrâneas do metrô, causando disrupção no transporte público londrino.

Nos jornais Independent e NY Times, especialistas comentaram que o episódio reforça a vulnerabilidade de Londres a eventos climáticos extremos. A capital britânica lida rotineiramente com chuvas e inundações, mas a magnitude registrada ontem pegou todos de surpresa. Segundo a Sky News, a previsão é de que Londres volte a registrar temperaturas acima dos 30oC já nesta 4ª feira (14/7).

Em tempo 1: A chuva também causou problemas na Suíça. Em Zurique, mais de 40 mm de precipitação caíram na madrugada de 2ª para 3ª feira. Em Waldegg, o acúmulo de água chegou a 30 mm em 10 minutos. O transporte público passou o dia com problemas de interrupção causados por queda de árvores e inundações. A notícia é da Reuters.

Em tempo 2: Já na Índia, pelo menos duas pessoas morreram e 10 estão desaparecidas depois de fortes chuvas castigarem o estado montanhoso de Himachal Pradesh, no norte do país. As chuvas de monção chegaram mais tarde – e mais fortes – neste verão.

 

Leia mais sobre crise climática e eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar