Haiti corre para resgatar vítimas de terremoto antes de tempestade tropical

Haiti terremoto tempestade Grace

O país mais pobre do hemisfério ocidental atravessa um dos períodos mais atribulados de sua história recente. Depois de entrar em uma crise política dramática, causada pelo assassinato do presidente Jovenel Moïse, e de sofrer com mais um terremoto devastador, o Haiti está na rota da tempestade tropical Grace, que atingiu o país nesta 2ª feira (16/8), movendo-se desde o sul da ilha de Hispaniola, com ventos de 55 km/h. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), Grace passará pelas ilhas de Jamaica, Cuba e Cayman entre hoje e amanhã.

A principal preocupação é com o volume de chuva que Grace pode trazer ao Haiti: em alguns pontos do país, a expectativa é de que a precipitação acumule até 38 mm. A chuva excessiva deve dificultar os esforços de resgate das vítimas do terremoto do último sábado (14/8); até o final da tarde de ontem, as autoridades haitianas confirmavam a morte de quase 1,3 mil pessoas. Além disso, o desmoronamento de diversas casas e edifícios no norte do país, epicentro do terremoto, deixou pelo menos 2,8 mil pessoas desabrigadas, expostas às intempéries meteorológicas. Estadão e G1 deram mais informações.

Ao mesmo tempo, a Associated Press repercutiu a chegada do ciclone Fred à costa norte-americana e a formação da tempestade tropical Henry na região das Bahamas. Já a CNN ressaltou a rapidez com a qual os sistemas tropicais estão se formando neste ano: as três tempestades foram registradas em um intervalo de uma semana, após uma calmaria que durou mais de um mês no Atlântico e no Caribe.

Em tempo 1: O número de mortos nas enchentes no norte da Turquia saltou para 77 neste começo de semana. De acordo com a Reuters, 47 pessoas seguem desaparecidas. A BBC também repercutiu a situação.

Em tempo 2: As autoridades japonesas alertaram para a ocorrência de mais chuvas na ilha de Kyushu, no sudoeste do país. Desde a semana passada, o Japão sofre com chuvas intensas, deslizamentos de terra e inundações-relâmpago. Até ontem, quatro mortes tinham sido confirmadas. A Reuters deu mais detalhes.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremosfuracões no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.