Exploração de madeira na Amazônia atinge quase meio milhão de hectares 

7 de setembro de 2021

A exploração madeireira na Amazônia foi responsável pela derrubada de mais de 460 mil hectares de floresta entre agosto de 2010 e julho de 2020, uma área equivalente a três vezes a do município de São Paulo. Os dados são da Rede Simex (integrada por Imazon, Idesam, Imaflora e ICV), com base em imagens de satélite.

O Mato Grosso foi o estado que concentrou a maior parte da área florestal desmatada para retirada de madeira, com 236 mil hectares afetados no período, seguido pelo Amazonas (71 mil hectares) e Rondônia (69 mil). A falta de acesso aos dados sobre as autorizações para manejo florestal impede a comprovação da legalidade dessa exploração na maioria dos estados (com exceção de MT e Pará).

A maior parte da área explorada foi identificada em imóveis rurais cadastrados, que concentraram 362 mil hectares (78%). Já as Áreas Protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) registraram a exploração de mais de 52 mil hectares de floresta, o que corresponde a 11% do total. As terras públicas não destinadas, que não possuem autorização para exploração madeireira, tiveram desmatamento de 12 mil hectares (3% do total).

Os dados tiveram repercussão em diversos veículos, com destaques na CNN Brasil, Estadão, Folha, Jornal Nacional (TV Globo), Metrópoles, Nexo Jornal, O Eco e Poder360, entre outros.

 

Leia mais sobre madeira ilegal e desmatamento Amazônia no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 8 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar