Pesquisa: crise climática faz jovens repensarem planos de ter filhos

14 de setembro de 2021

Um levantamento internacional com jovens de dez países identificou que a preocupação generalizada com a crise climática está afetando as decisões relativas à formação de família e reprodução. Ao todo, pelo menos 39% dos entrevistados disseram não ter certeza de que querem ter filhos por causa da mudança do clima; quase o dobro desse contingente (75%) afirmou que enxerga o futuro como “assustador”. A pesquisa ouviu 10 mil jovens entre 16 e 25 anos de idade e foi realizada por pesquisadores das Universidades de Stanford (EUA) e Helsinque (Finlândia), com financiamento da plataforma Avaaz.

No Brasil, um dos países investigados, o percentual de jovens que hesitam ter filhos é superior à média global, com 48% dos brasileiros entrevistados apontando menor predisposição para ter filhos em razão dos riscos atrelados à crise climática. A maioria dos jovens brasileiros também concorda que o governo está falhando no enfrentamento à mudança do clima (79%), que a humanidade está fracassando em proteger o planeta (92%) e que o futuro é assustador (86%). Os números no Brasil então em sintonia com os apresentados por outros países em desenvolvimento analisados pela pesquisa, como Nigéria e Filipinas, onde a preocupação dos jovens com os efeitos da crise climática em seu futuro é maior do que a identificada entre jovens de países desenvolvidos, como Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.

BBC Brasil, Gizmodo, Guardian, Reuters e RFI destacaram os resultados.

Em tempo: A Pew Research apresentou os resultados de outra pesquisa internacional de opinião mostrando apoio majoritário à ação climática individual por parte dos cidadãos de 17 países com economia avançada na América do Norte, Europa e Ásia. Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados afirmaram ter disposição de fazer algumas mudanças em seu estilo de vida e de trabalho para ajudar a reduzir os efeitos da mudança do clima. Por outro lado, 52% disseram desconfiar que os esforços internacionais para conter a crise climática terão resultado efetivo. Bloomberg e Washington Post deram mais informações.

 

ClimaInfo, 15 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar