Indígenas pedem proteção contra represálias de garimpeiros no Pará

Povo Xipaya pede ajuda
reprodução g1 Pará

Os indígenas da Terra Xipaya, no Pará, estão pedindo às autoridades públicas do estado e da União proteção contra possíveis retaliações de garimpeiros criminosos que tentaram invadir a reserva na semana passada. O temor ficou ainda maior depois de a Polícia Federal liberar cinco pessoas detidas na RESEX Riozinho do Anfrísio junto com uma balsa. Segundo os policiais, as dificuldades de acesso à área não permitiram a prisão em flagrante. Ao invés de serem presos, os garimpeiros foram escoltados para fora da Reserva.

A Folha destacou o pedido dos Xipaya e o apoio da deputada federal Joenia Wapichana, única indígena no Congresso Nacional, que cobrou uma presença maior das forças de segurança na área para evitar novos ataques. Já o g1 mostrou a mobilização do Ministério Público Federal (MPF) para pressionar a PF e os órgãos de proteção ambiental da União (IBAMA e ICMBio) por mais fiscalização contra o garimpo em Terras Indígenas. Os promotores lembraram também a situação da Terra Yanomami, uma das mais impactadas pela ação criminosa dos garimpeiros. O g1 também fez um panorama da Terra do Meio, região onde se localiza a Terra Xipaya, formada por um mosaico de áreas de proteção estaduais e federais no centro-sul do Pará.

Ainda sobre o garimpo em Terras Indígenas, Caíque Rodrigues e Vanessa Fernandes escreveram no g1 sobre as táticas utilizadas pelos garimpeiros para recrutar indígenas a seu favor na Terra Yanomami. O principal alvo são jovens, inclusive adolescentes, que são atraídos para o trabalho na mineração ilegal em troca de cachaça e armas de fogo. A reportagem destacou também a descoberta da PF de uma fábrica ilegal de armas na região em fevereiro passado.

 

ClimaInfo, 20 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.