Seca extrema no hemisfério norte pode trazer mais instabilidade à economia global

22 de agosto de 2022
seca extrema hemisfério norte
SHUTTERSTOCK

A forte estiagem que atinge porções dos EUA, Europa e China não trará impactos econômicos apenas nas regiões afetadas pela falta de chuvas. Com vários dos principais centros industriais e tecnológicos do mundo enfrentando restrições hídricas crescentes, as cadeias globais de suprimentos devem ser bastante impactadas, com efeitos-cascata que podem tomar toda a economia global.

“Secas severas em todo o hemisfério norte – que se estendem desde as fazendas da Califórnia até as hidrovias na Europa e na China – estão prejudicando ainda mais as cadeias de suprimento e elevando os preços dos alimentos e da energia, pressionando um sistema comercial global já sob estresse”, destacou o Wall Street Journal.

O Financial Times mostrou o impacto da seca nas principais bacias hidrográficas da América do Norte, Europa e Ásia. As projeções para os próximos meses não animam: sem previsão de chuvas e com o calor ainda forte em diversas partes destes continentes, rios importantes como o Colorado, Reno, Danúbio e Yangtze poderão ficar ainda mais secos.

Já a Bloomberg abordou uma possibilidade preocupante para o futuro, além do clima extremo: como em outras ocasiões no passado, quando a ocorrência de eventos climáticos extremos potencializou tensões sociais e econômicas que provocaram caos. A diferença é que, com a mudança do clima, esses episódios extremos ganharão mais frequência, com efeitos socioeconômicos difíceis de serem sequer especulados com alguma segurança. “O registro histórico nos diz para tomar cuidado: o clima extremo, seja qual for a causa, deixa o caos em seu rastro”, escreveu Stephen Mihm.

Em tempo: O clima mais seco também está no radar dos investidores. Como assinalou a Reuters, muitos endinheirados estão buscando investir em empresas e tecnologias que ajudem a dar mais resiliência à economia, de olho nos benefícios de longo prazo que elas podem trazer em um mundo com o clima cada vez mais extremo. “Quando a principal notícia é que os barcos não podem atravessar o rio Reno e os alemães não vão conseguir todos os seus suprimentos, isso definitivamente faz as pessoas pensarem sobre a água e nossos fundos”, explicou David Grumhais Jr., gerente de portfólio do Virtus Fund & Phelps Water Fund, que administra US$ 812 milhões em ativos.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar