Relatório: maioria dos grandes gestores de ativos segue ignorando regras ESG

ESG fundo de investimentos
ShareAction.org

 O engajamento das grandes empresas de gestão de ativos com investimentos ESG ainda está muito aquém do necessário para que o mercado financeiro contribua com o esforço climático global. Essa é a conclusão de um novo levantamento feito pela organização ShareAction, que analisou 77 grandes gestores de ativos que controlam conjuntamente mais de US$ 77 trilhões em aplicações.

Segundo a análise, 2/3 das empresas de asset management observadas (que administram cerca de US$ 60 trilhões) obtiveram classificação CCC ou pior, em uma escala de A a E, do melhor ao pior. Os quatro maiores gestores de ativos do mundo – BlackRock, Vanguard, Fidelity Investments e State Street Global Advisors – receberam notas D ou E.

O estudo também identificou uma lacuna geográfica entre os gestores de ativos. Os melhores da Europa superaram em muito seus rivais nos Estados Unidos e na Ásia-Pacífico, monopolizando o top 10. Já os gestores norte-americanos receberam as piores notas com frequência três vezes maior que seus rivais europeus.

“A maioria dos grandes gestores de ativos do mundo não consegue atender nem mesmo aos critérios básicos, muito menos tomar as medidas necessárias para ajudar a proteger as pessoas e o planeta nas próximas gerações”, afirmou Claudia Gray, pesquisadora da ShareAction. O relatório foi abordado por Bloomberg e Reuters.

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.