Bolsonaro: “Brasil é a virgem que todo tarado quer”

8 de julho de 2019

O presidente Bolsonaro disse na noite de sábado que existe interesse externo na criação de “novos países” dentro do Brasil, segundo relata O Globo. Ao responder a perguntas sobre uma declaração do Papa Francisco, o presidente respondeu irritado que “o Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer”. O papa havia dito que prevalece na Amazônia “uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça”, o que “coloca em evidência o comportamento predatório com o qual o homem se relaciona com a Natureza”.

Bolsonaro também lembrou do tal Triplo A de que tanto falou durante sua campanha.

Difícil não se espantar com o machismo da fala presidencial. Além de machistas, as falas embutem uma boa dose de má fé. Afinal, o presidente vive querendo abrir a Amazônia à exploração da mineração internacional. E ainda denotam falta de traquejo com a política internacional. O presidente deveria saber que o acordo Mercosul-União Europeia depende de ratificação dos países e deveria também ao menos desconfiar que suas declarações dificultam este processo.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar