Disputa saudita sobre a ciência do relatório do IPCC 1,5°C levanta frustração com o modelo de consenso da ONU

9 de julho de 2019

Artigo da Climate Home News informa sobre as consequências da exclusão do relatório do IPCC da negociação formal da ONU sobre a mudança climática. “Os diplomatas expressam, off the record, uma crescente frustração com as táticas usadas pela Arábia Saudita, depois que o petroestado se recusou a se envolver em um debate substantivo sobre a melhor maneira de usar o relatório do IPCC sobre 1,5°C de aquecimento”, diz o artigo.

Um diplomata europeu descreveu a atmosfera política das conversações técnicas sobre o clima em Bonn como “tóxica”: “Precisamos ser inteligentes sobre como usar o espaço da ONU para obter ganhos políticos e impulsionar a ambição”, disse o negociador, “e observar que a falta de consenso paralisa todo o sistema”.

Yvo de Boer, diretor de Mudança Climática da ONU de 2006 a 2010, disse ao Climate Home News que grupos de países devem ter espaço para discutir tópicos de interesse comum “sem ter todos na sala”. “Nem todos os consensos precisam de unanimidade. Quando há um consenso claro sobre algo, às vezes parece um pouco exagerado alcançar a unanimidade”, disse ele.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar