Melissa supera Katrina e se torna um dos piores furacões da história

Furacão forçou a evacuação de centenas de milhares de pessoas em todo o Caribe.
28 de outubro de 2025
melissa supera katrina e se torna um dos piores furacões da história
NOAA

As previsões estavam corretas: os ventos do furacão Melissa superaram a intensidade dos ventos do Katrina, que destruiu Nova Orleans, nos Estados Unidos. Além disso, a tormenta é considerada um dos furacões mais poderosos já registrados na bacia do Atlântico, segundo especialistas.

Melissa se aproximou da Jamaica na 3ª feira (28/10) ainda como um furacão de categoria 5, com ventos de 296 km/h que arrancaram telhados e derrubaram postes de luz, informa o New York Times. Em comparação, a intensidade máxima do Katrina foi de 280 km/h.

No entanto, a tormenta enfraqueceu um pouco, para a categoria 4, ao chegar à terra, no sudoeste jamaicano, no fim da tarde de ontem. Nesse momento, segundo a BBC, os ventos de Melissa estavam em 230 km/h. A expectativa era de até 760 mm de chuva em algumas áreas do país.

Com a expectativa catastrófica por causa da força de Melissa, centenas de milhares de pessoas foram evacuadas na Jamaica. Até ontem, sete mortes foram registradas em decorrência da tempestade, conta a NBC News — três na Jamaica e no Haiti e uma na República Dominicana.

Uma análise do New York Times compara o potencial de destruição de Melissa com outros furacões nos EUA. O movimento lento se assemelha ao do furacão Harvey, em 2017, que estagnou no Texas e despejou mais de 60 cm de chuva em poucas horas. Esse ritmo deve provocar na Jamaica chuvas prolongadas e potencialmente recordes, o que aumenta as chances de inundações repentinas e deslizamentos de terra.

Mesmo tendo sido rebaixado para a categoria 4, com ventos entre 209 a 251 km/h, Melissa continua potencialmente fatal. As autoridades de saúde jamaicanas alertaram residentes no sudeste da ilha a permanecerem em casa e tomarem cuidado com crocodilos, que podem ser deslocados de seus habitats naturais devido às fortes chuvas e inundações, destaca a Reuters.

Prevê-se que o furacão passe por Cuba e chegue às Bahamas nesta 4ª feira. Cinco distritos no sudeste do arquipélago já receberam ordens de evacuação.ABC News, NBC Miami, Al Jazeera, Newsweek e Metsul também reportaram os impactos do Melissa.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar