Dia Nacional do Cerrado: aumenta desmate para nenhum uso

12 de setembro de 2019

Ontem, no Dia Nacional do Cerrado, O Globo nos trouxe uma boa notícia: o desmatamento do bioma mostra uma queda entre janeiro e agosto deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. É o que indica a redução no número de alertas de desmatamento emitidos pelo DETER-INPE para o bioma.

Entretanto, nos últimos doze meses, o desmatamento aumentou 27% em relação a igual período imediatamente anterior, informa o Observatório do Clima (OC). A conta do OC se aproxima mais do resultado esperado para o PRODES, sistema que faz um balanço anual do desmatamento.

Um fenômeno vem chamando a atenção: parte da derrubada da vegetação está sendo feita para nada. Não se coloca absolutamente nada no lugar, principalmente na região do Matopiba.

A hipótese levantada pelos pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás é a especulação fundiária. A especulação com as áreas abertas explicaria um investimento tão elevado em desmatamento sem a posterior implantação de uma única atividade econômica.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar