Países africanos querem declarar emergência climática global

24 de setembro de 2019

Um grupo de países africanos pretende ir à ONU declarar uma emergência climática global como guarda-chuva para uma série de demandas. A primeira é tornar as metas de Paris vinculantes, obrigando os países a cumpri-las. A segunda é assegurar recursos para esses países enfrentarem os impactos da mudança climática.

Moçambique, Malawi e Zimbabwe demorarão para se recuperar da devastação provocada pelos dois furacões que atingiram a região este ano. Mais ao norte, o Kenya e a Somália estão sofrendo com uma forte seca desde o ano passado.

Mohamed Adow, da Christian Aid, disse à Reuters que “os africanos conheceram a emergência climática bem antes dos outros países” e que os governos devem reduzir as emissões urgentemente para manter o aquecimento global abaixo dos 1,5°C.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar