O Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e com o apoio do Programa SPIPA(*) através do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) no contexto da Iniciativa Climática Internacional (IKI), oferece 12 bolsas de R$ 8.000,00 cada para a produção de uma reportagem ou de uma série de reportagens online, impressa e/ou audiovisual.
SELEÇÃO
1.1. Inscrições
O processo seletivo será feito por meio deste edital, aberto para inscrições de jornalistas e comunicadores de todo o Brasil, a partir do dia 01/04/22, às 0:00, até o dia 25/04/22, às 23:59 (BRT). Os interessados devem preencher este formulário.
Não serão aceitas inscrições incompletas, enviadas após o prazo ou que não atendam o escopo proposto. O preenchimento completo das informações pedidas no formulário é essencial.
Será aceito apenas um profissional por bolsa.
1.2. Critérios
Os critérios para a seleção são a originalidade, a qualidade da pauta, a capacidade de apuração jornalística e a relevância do assunto para a sociedade. As pautas desta edição devem estar relacionadas à região do Nordeste brasileiro e serem transversais às consequências das mudanças climáticas e/ou soluções e/ou desafios da região em relação à temática.
Serão priorizados (receberão pontos extras) profissionais de comunidades periféricas, comunidades tradicionais, pessoas não-brancas, mulheres e pessoas não-binárias, morando e/ou atuando na imprensa nordestina e/ou que tragam em suas sugestões a transversalidade de questões sociais e climáticas.
Serão analisados para a seleção os seguintes critérios:
- Se a sugestão de pauta está de acordo com os critérios jornalísticos (ineditismo, relevância, abrangência, atualidade e factualidade do assunto);
- Se a/o proponente tem capacidade de produzir a pauta (1 a 5 pontos);
- Se a/o proponente faz parte de um coletivo ou organização de comunicação ou de imprensa periférica e/ou de Povos Tradicionais (mais 1 ponto);
- Se a/o proponente for pessoa declaradamente não-branca (mais 1 ponto);
- Se a/o propoente é mulher ou pessoas transgênero ou gênero não-binário (mais 1 ponto);
- Se a/o proponente reside e/ou atua em algum estado do Nordeste (mais 2 pontos).
Serão selecionados os jornalistas e/ou comunicadores com as 12 maiores pontuações. Em caso de empate, serão selecionados profissionais com maior pontuação nos critérios relacionados à diversidade.
1.3. Divulgação de selecionados
A divulgação dos selecionados será realizada no site do ClimaInfo em 09/05/2022.
EXECUÇÃO
2.1. Curso e mentoria
Os jornalistas e comunicadores selecionados terão de escolher e participar de uma das três edições gratuitas dos Cursos ClimaInfo – PERNAMBUCO, CEARÁ e/ou BAHIA – e ter presença em pelo menos 75% das aulas.
A comissão organizadora, os mentores e os parceiros apoiarão os selecionados durante o processo de apuração com conversas sobre fontes de informações, apoio para entrevistas possíveis e aspectos técnicos de comunicação climática ao longo do processo.
Serão realizadas três sessões de mentoria de até uma hora com profissionais de setores relacionados ao Jornalismo e ao Meio Ambiente.
Após a seleção da pauta, antes de iniciá-la, o jornalista terá um encontro (online) com um profissional de comunicação, na função de editor, quando terá orientações sobre a produção da reportagem. Havendo mais duas outras sessões com profissionais da área.
PAGAMENTO
Após a aprovação da pauta, o jornalista e/ou comunicador receberá 50% do valor da bolsa, devendo agendar a data da primeira sessão de mentoria e escolher qual edição do curso gratuito “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística” irá participar.
Serão realizadas mais duas sessões de tutoria durante a apuração da matéria, e o jornalista receberá 25% do valor no meio do processo, e os 25% restantes logo após a publicação da reportagem.
PUBLICAÇÃO
Os selecionados devem ter suas reportagens publicadas impreterivelmente até o dia 25/06/2022.
Em caso de dúvidas, entrar em contato, por email, com [email protected]
________
(*) SPIPA – * Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement/ Parcerias Estratégicas para Implementação do Acordo de Paris. |
ClimaInfo, 01 de abril de 2022.
Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.