Veículos elétricos podem ajudar a combater as mudanças climáticas

carro elétrico veículo elétrico

veículos elétricosOs veículos elétricos geralmente emitem menos dióxido de carbono do que os carros a gasolina e diesel, embora essa redução dependa da fonte usada para a geração da energia elétrica usada. Ou seja, os veículos elétricos podem ajudar a combater as mudanças do clima se combinados com a descarbonização do setor de energia. 

 

Os veículos elétricos podem ter emissão zero se a fonte de energia que os abastece vier de fontes de geração livres de carbono, como a solar e a eólica. Uma pesquisa da Carbon Tracker Initiative (CTI) sugere que, até 2050, os veículos elétricos vão cortar 3,3 Gt de emissões de dióxido de carbono anualmente, o que é próximo a 10% das emissões globais de 2014, aproximadamente 36Gt.

 

Nos EUA [2], um veículo elétrico reduz em média as emissões em 58%, quando comparado a um carro a gasolina, de acordo com um relatório produzido pelo Departamento de Energia do país (DOE), porém as emissões são altamente sensíveis a como a energia é gerada, local e nacionalmente. O mapa a seguir mostra o equivalente de eficiência de combustível em milhas por galão (MPG) para os veículos elétricos nos EUA. 66% dos norte-americanos vivem em regiões onde os Veículos elétricos abastecidos em redes locais produzem menos emissões que os veículos a gasolina.

 

Fonte: Union of Concerned Scientists, November 2015, p. 2.

 

Porém as emissões aumentam dramaticamente se for usado o carvão na produção da eletricidade. Se a fonte da energia basear-se em combustível fóssil, como o carvão, os veículos elétricos podem provocar emissões de 17% a 27% maiores do que os carros a gasolina.