Cresce a infraestrutura de carga para veículos elétricos

veículos elétricosEm 2017, novos modelos de carros elétricos oferecerão uma linha de baterias capazes de autonomias entre 160 e 500 quilômetros por carga. Até 2020, as opções de veículos elétricos, incluindo o Volvo 40.2 e o Audi E-tron Quattro, elevarão a autonomia antes de uma nova recarga para acima de 500 quilômetros.  

 

Aumentos de infraestrutura de carga e opções de carga-rápida também estão a caminho. Dependendo do tamanho da bateria e da velocidade do ponto de carga, carregar um carro elétrico pode levar entre 30 minutos e 12 horas. A Rede de Supercarga da Tesla pode carregar 50% de uma bateria em 30 minutos e a meta é reduzir este tempo para apenas 5 minutos.

 

Ambos os desenvolvimentos tentam baixar o ‘nível de ansiedade’, que é a maior barreira para que os consumidores dos EUA se rendam aos elétricos, de acordo com uma pesquisa de 2013. Uma recente pesquisa do MIT demonstra que nos Estados Unidos o temor de se ficar sem bateria já é infundado. Com base em uma análise dos padrões de direção dos EUA, o MIT concluiu que os carros elétricos podem substituir 87% das viagens feitas por carros a gasolina de propriedade individual, sendo que este número deve subir para 98%, até 2020, com os avanços na tecnologia das baterias.

 

Entre 2015 e 2016, a Rede de Supercarga da Tesla cresceu de 1.349 para 2.386 estações nos EUA, e de zero para 1.524 estações na Europa. Em 2016, existiam 100 mil estações de recarga na China, 72 mil na Europa e 42 mil nos EUA, de acordo com a Euromonitor International. BMW, Volkswagen, Ford e Daimler também anunciaram planos de construção de 400 estações de carga ultra-rápida na Europa.

 

No caso da França, as Olimpíadas devem catalisar as mudanças: escolhida para sediar o evento de 2024, Paris deve chegar até lá sem veículos particulares com motores de combustão.  Entre outras alternativas, há os veículos elétricos – o presidente Macron sinalizou várias vezes que vai apoiá-los.