O maior parque eólico da América do Sul

A energética italiana Enel iniciou a construção do que será o maior parque eólico da América do Sul. Com 716 MW de capacidade, distribuídos em 230 turbinas, o projeto fica no sul do Piauí e custará mais de € 700 milhões (quase R$ 3 bilhões). Se tudo correr bem, o parque entra em operação daqui a dois anos.

Em tempo 1: no Reino Unido, o maior parque eólico do mundo entra em operação nesta semana. O parque Hornsea One tem 174 turbinas offshore, com uma capacidade de 1.200 MW. O projeto todo é composto de quatro parques e o próximo deve entrar em operação no começo da próxima década. Ao final, a capacidade projetada é de 6 GW, quase a metade da hidrelétrica de Belo Monte. Só que o parque eólico funcionará o ano todo, ao contrário da hidrelétrica que passa metade do ano com pouca água para turbinar.

Em tempo 2: por falar em recordes, o maior telhado solar do mundo entrou em operação na Holanda. São quase 9 mil painéis, com capacidade de mais de 3 MW nos telhados da Nissan Motor Parts Center, em Amsterdã. Interessante é que a Nissan fez um crowdfunding para ajudar a pagar a conta. A campanha arrecadou os pretendidos 500.000 euros em apenas dois dias.

 

Boletim ClimaInfo, 13 de fevereiro de 2019.