Dá para expandir a produção agrícola no Brasil sem derrubar árvores

O pessoal do Observatório do Clima (OC) cansou de ouvir muita gente, e gente importante, repetir ad nauseam que o agronegócio precisa se expandir e que é preciso relaxar a proteção dos ecossistemas, pois o país teria área protegida em demasia. Partindo da simples constatação de que as propriedades privadas rurais ocupam 245 milhões de hectares e as áreas protegidas somam 216 milhões, o OC produziu um vídeo simpático e didático mostrando que “o Brasil tem espaço de sobra para proteger o clima, conservar sua diversidade e comunidades, e ainda se tornar o maior produtor de alimentos, fibras e bioenergia do mundo. Basta ampliarmos as técnicas de produtividade em todo país para expandir a atual produção de alimentos sem nenhum desmatamento. Para isso, precisamos apenas usar nosso território com inteligência.”

Não se sabe se a Ministra Tereza Cristina viu o vídeo. Em todo caso, na viagem aos EUA com Bolsonaro, ela disse em alto em bom som no Brazil Day que a agricultura brasileira tem capacidade para aumentar em 30% a produção de alimentos “sem destruir sequer uma árvore em todo o nosso território”.

Confessamos ser normalmente difícil concordar com a Ministra, mas desta vez temos que dar o braço a torcer. Ficaremos na torcida para que seus atos de governo espelhem sua declaração.

Em tempo: como já devem ter percebido, só nos referimos a Ministros, com ‘M” maiúsculo, nas vezes em que o comportamento destes for condizente ao cargo que ocupam.

 

Boletim ClimaInfo, 21 de março de 2019.