A imagem do país em chamas

OCDE

Salles chefiará a delegação brasileira em uma reunião da OCDE que analisará a intenção do país de entrar para o clube. Ele terá que convencer a plateia de que o Brasil tem legislação e governança ambientais compatíveis com o alto padrão exigido pelo clube. As falas de Bolsonaro e do próprio Salles junto com o aumento do desmatamento e, agora, das queimadas na Amazônia, pesarão contra. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) congrega 36 países entre os mais desenvolvidos e aderentes a princípios democráticos. A notícia é do Valor.

Dani Chiaretti, do Valor, conversou com Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que se mostrou muito preocupado com um governo que parece se esforçar em destruir a imagem do país. Perguntado sobre como mudar o discurso do governo, Brito respondeu: “Não podemos transformar o presidente da República. O que podemos fazer, o nosso setor, é trabalhar, de forma uníssona para tentar reverter, o máximo possível, os danos (…) isso (a imagem ruim) pode – não estou falando que vai – criar dois movimentos dentro do agro. Um movimento fornecedor de primeira linha, que são os produtores antenados com as mudanças e que estão produzindo de forma rastreável e sustentável. E aqueles de segunda linha que terão desconto no preço do produto.”

O Jornal Nacional de ontem deu uma matéria de 15 minutos sobre as queimadas, que adentrou até o quadro da previsão do tempo (no qual mostrou-se que a seca não é responsável pelo aumento das queimadas). Os vídeos estão disponíveis no site do Jornal Nacional.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)