Subnacionais em ação

CETESB acordo ambiental

Em artigo na Folha de S. Paulo, Patrícia Iglecias, presidente da Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo (CETESB), explica o Acordo Ambiental lançado para que empresas informem, de forma voluntária, suas emissões anuais, metodologia de mensuração, o alcance das informações e eventuais metas para diminuir a liberação dos gases de efeito estufa. Segundo Patrícia, o Acordo já conta com a assinatura de 55 empresas. A CETESB, por sua vez, avaliará e auxiliará na elaboração de planos de mitigação. No que concerne à adaptação, a entidade poderá comunicar a existência de indicadores de vulnerabilidade e ações para atenuar os impactos.

A iniciativa do estado de S. Paulo está em linha com a crescente ação dos chamados estados subnacionais (províncias e cidades). Ontem, um novo estudo revelou que o consumo de carvão para geração de energia em alguns dos estados com grande base industrial da Índia, como Tamil Nadu, Karnataka e Rajasthan, pode estar próximo de ser zerado. Isso vem ao mesmo tempo em que os estados de Gujarat e Chattisgarh anunciaram que não permitiriam mais a construção de novas plantas energéticas de carvão.

(Parênteses: enquanto o mundo busca se distanciar do carvão, o Brasil insiste em novos projetos com esse combustível, como o polo carboquímico no Rio Grande do Sul, que os chineses estão prestes a  financiar.)

Já na Turquia de Erdogan, cujo Parlamento até agora não aprovou o Acordo de Paris, 24 municípios lançaram ontem a declaração City for Climate, pela qual se comprometem a desenvolver planos de adaptação, priorizar o transporte público sustentável e contemplar variáveis climáticas no zoneamento urbano, entre outros.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)