Veículos elétricos poderão abastecer redes elétricas

vehicle to grid

veículos elétricosA energia armazenada nas baterias de veículos elétricos pode ajudar a equilibrar as redes elétricas em tempos de alta demanda, um conceito chamado veículo-para-rede (V2G). Combinar veículos elétricos e energia renovável pode aumentar a velocidade de entrega de ambos.

 

Uma frota de veículos elétricos conectada à rede elétrica poder devolver energia a essa rede, funcionando como uma  bateria de distribuição gigante. Tal sistema pode ser útil para complementar a geração variável de energia solar e eólica, favorecendo o funcionamento de um sistema baseado em altos níveis de energia renovável.

 

Esse uso de baterias de veículos elétricos em escala de rede como armazenador de energia apenas será possível quando a adoção dos veículos elétricos aumentar.  Projetos-pilotos  iniciais testando a viabilidade de tais sistemas estão em andamento. Na Dinamarca,  O Projeto Parker  é uma cooperação entre especialistas em redes elétricas e empresas automotivas explorando novas formas de permitir que os proprietários de veículos elétricos vendam serviços de eletricidade para a rede.

 

Serviços V2G podem criar novos  incentivos financeiros  para consumidores e operadores de grandes frotas. A energia armazenada nos veículos elétricos pode ser utilizada para evitar picos de tarifas durante períodos de alta demanda de eletricidade, por exemplo, ou os consumidores podem ser pagos por auxiliarem com o equilíbrio da rede elétrica. Até 2020, a frota de veículos elétricos pode chegar a atender uma média de 6% das necessidades de equilíbrio das redes elétricas do Reino Unido, de acordo com um estudo.