ClimaInfo, 22 de agosto de 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

 

A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A REGULAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO

Um artigo publicado no Valor coloca perguntas interessantes sobre a necessidade de um novo modelo regulatório que, ao mesmo tempo, atenda aos interesses das distribuidoras e dos consumidores e, também, incentive a expansão da geração distribuída. Hoje, as distribuidoras faturam em função da energia que entregam. Quando um consumidor instala um sistema fotovoltaico, ou troca todas as suas lâmpadas por leds, por exemplo, reduz seu consumo, o faturamento da distribuidora e a arrecadação de impostos, pois estes são calculados sobre o total da conta. Os autores contam como funcionam os modernos medidores que registram tanto a energia consumida da rede quanto a gerada pelos painéis e a entregue à rede. Eles defendem que o consumidor só tem obrigação de pagar pela energia que consome da rede. Do outro lado, as distribuidoras alegam que, se muitos consumidores instalarem painéis, suas receitas cairão, mas a necessidade de investimento nas redes não. Este argumento é questionável, no mínimo precisa de um dimensionamento adequado, já que a necessidade de reforço nas redes também cairá. As distribuidoras alegam que, para fecharem suas contas, precisam de tarifas diferenciadas em função da hora do dia e da localização do consumidor. Equacionar o problema não é trivial. Em todo caso, é importante que esta e outras questões sejam colocadas à luz do Sol para a sociedade. Afinal, é ela que vai pagar a conta.

https://www.valor.com.br/opiniao/5753957/geracao-distribuida-uma-evolucao-natural

 

IBAMA DIVIDE EM DOIS O LICENCIAMENTO DA LINHA DE TRANSMISSÃO MANAUS-BOA VISTA

Boa Vista é a única capital que não está ligada ao Sistema Integrado Nacional, a rede elétrica que chega à maior parte do país. Existe um projeto para a construção de uma linha de transmissão conectando a capital de Roraima ao Sistema, a partir de Manaus. O projeto segue a estrada que liga as duas cidades, o que simplifica e barateia a obra. O problema é que, nesta rota, o projeto atravessa o território dos Waimiri-Atroari, que não esquecem que foram massacrados na época da ditadura, quando da construção da estrada e da hidrelétrica de Balbina. Os Waimiri-Atroari não querem saber de brancos e torres de transmissão atravessando suas terras. Por isso, a licença ambiental do projeto nunca saiu, e Boa Vista permanece sendo suprida pela energia vinda da Venezuela, que tem lá os seus problemas. O Ibama decidiu dividir a licença em duas partes: uma só para o trecho na terra indígena e outra para todo o resto. Assim, tanto o projeto quanto as obras podem avançar, enquanto se negocia uma autorização dos índios para se construir o restante da linha.

https://www.valor.com.br/brasil/5753897/planalto-ressuscita-linhao-de-energia-entre-am-e-rr

 

EÓLICAS NO NORDESTE SUPREM QUASE TODA A DEMANDA DE DOMINGO

Mais um marco na evolução da geração eólica foi atingido no domingo passado, quando quase toda a demanda de eletricidade no intervalo entre 08h e 10h foi suprida pelos ventos. Em especial, às 9h28, as eólicas atingiram um pico de mais de 8 GW, correspondente a 99% da demanda daquele momento. A demanda no domingo é, em geral, a menor na semana e o horário é dos mais baixos do dia, excluindo a madrugada. Mesmo assim, é um marco a ser comemorado.

https://www.valor.com.br/empresas/5755715/fonte-eolica-atende-quase-100-da-demanda-de-energia-do-ne-no-domingo

 

AMBEV COMPRA 1.600 CAMINHÕES ELÉTRICOS PARA SUA FROTA DE DISTRIBUIÇÃO

A Ambev – e seus distribuidores – colocou um pedido para a VW de 1.600 caminhões elétricos semelhantes àquele pilotado recentemente por André Trigueiro para uma matéria do Jornal Nacional. O primeiro, para testes, será entregue ainda este ano e os lotes começam a sair a partir de 2020. A meta da Ambev é ter mais de ⅓ da sua frota livre de fósseis até 2023.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,ambev-compra-1-6-mil-veiculos-e-reforca-producao-local-de-caminhoes-eletricos,70002466039

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/07/brasil-tera-linha-de-montagem-de-caminhoes-leves-eletricos.html

 

O CHUCHU QUER CONQUISTAR A SOJA

Alckmin começou sua campanha achando que disputaria com o PT, mas agora pensa que seu principal adversário é mesmo Bolsonaro. Assim, partiu para ganhar o eleitorado mais à direita. Chamou a senadora ruralista Kátia Abreu para compor sua chapa e saiu dizendo que quer “ser o candidato que vai recuperar o emprego. Um dos setores mais pujantes da economia é o agronegócio… Estou indo amanhã cedo para o Pará, para ir lá na beira do rio Tapajós, lá em Itaituba, para integrar. Vamos fazer um grande canteiro de obras, de ferrovias, de hidrovias, trazendo a iniciativa privada para investir no Brasil”. O local é emblemático. Por lá, passa a conflitada BR-163. Por lá, pode passar a esteira de soja que leva o apelido de Ferrogrão. E lá seria o foco do Complexo Tapajós, um conjunto de 5 grandes hidrelétricas que traria um prejuízo brutal ao ambiente e aos povos tradicionais que por lá habitam. Como diz Eliane, é o picolé de chuchu se derretendo todo à bancada ruralista e rifando a Amazônia.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/20/opinion/1534778209_605609.html

 

DISTRIBUIDOR TEXANO GELA CERVEJA COM PAINÉIS SOLARES

Por falar em cerveja, um distribuidor texano encheu o teto de seu galpão de painéis fotovoltaicos para alimentar as câmaras frias onde guarda seu estoque e, também, para tocar o sistema de ar condicionado dos escritórios. Ele diz que os quase 500 kW instalados se apagarão em quatro anos e meio e proporcionarão uma economia acumulada de US$ 2 milhões ao longo de 25 anos.

https://solarindustrymag.com/texas-beer-distributor-to-save-2m-from-new-solar-project/

 

EMISSÕES CHINESAS PODEM TER ATINGIDO NÍVEL MÁXIMO HÁ ANOS

No começo de julho, a Nature Geoscience publicou um trabalho mostrando que as emissões chinesas podem ter atingido seu pico em 2013, quando somaram 9,5 bilhões de toneladas de carbono. Se foi realmente o pico, então a China conseguiu cumprir uma de suas principais metas 17 anos antes do prazo de 2030. Nesta semana, um artigo com comentários e análises das emissões chinesas escrito por Jennifer Turner, diretora de assuntos ambientais chineses do Woodrow Wilson International Center for Scholars, disse que o “autoritarismo ambiental conseguiu dar pulos espantosos à frente em termos de energia limpa e redução da poluição. Mas, ao mesmo tempo, eles estão sujeitos às mesmas pressões que sofremos aqui”. Niklas Hohne, do New Climate Institute, acha que “eles podem muito bem ter sido capazes de atingir o pico muito antes e isso é um sinal muito bom. Mas, para conseguir manter isso (o pico em 2013), eles precisam não só continuar cortando o carvão, mas garantir que as emissões dos escapamentos da sua crescente frota de carros e caminhões não venham a substituir o carbono que costumava sair pelas chaminés. O mundo todo está com os olhos voltados para a China e é por isso que o tema é tão importante”.

https://www.thedailybeast.com/china-worlds-biggest-polluter-hits-carbon-goals12-years-early

https://www.nature.com/articles/s41561-018-0161-1

 

O CRESCIMENTO DA ENERGIA SOLAR NO ORIENTE MÉDIO E NOS EUA, APESAR DE TRUMP

Analistas da GTM Research, especialistas no mercado elétrico, dizem que a capacidade instalada fotovoltaica crescerá 170% nos próximos 12 meses no conjunto do Oriente Médio e a África, o que acrescentará mais 3,5 GW aos sistemas da região. Suas previsões incluem um aumento de 20 GW em 2020 e um acumulado de quase 84 GW nos próximos cinco anos. Puxam a fila a Arábia Saudita, o Marrocos e o Egito. A Attia, outra consultoria, estima que o preço em 2022 deve ser 30% mais barato do que o praticado hoje em dia.

Nos EUA, os preços também baixaram, apesar das tarifas de importação que abriram a guerra comercial com a China. Acontece que o governo chinês aproveitou o momento para retirar subsídios e reduzir a demanda interna. O resultado foi um excedente de produção chinesa que baixou os preços a ponto de neutralizar as tarifas de Trump. Assim, o mercado está vendo as vendas de painéis importados continuarem a crescer.

https://renewablesnow.com/news/solar-pv-demand-in-mea-set-to-grow-170-in-2018-623979

http://ieefa.org/u-s-solar-prices-continue-falling-despite-trump-tariffs

 

EUA: LOBBY FÓSSIL ATACA FROTAS DE ÔNIBUS ELÉTRICOS

O blog Desmog listou os ataques à adoção de ônibus elétricos por cidades e comunidades. As matérias foram escritas por pessoas e organizações ligadas aos famigerados irmãos Koch, que enxergam nos veículos elétricos uma grande ameaça aos seus amados e rentáveis combustíveis fósseis. As críticas vão do custo a um alto índice de defeitos técnicos, sempre usando dados falsos ou escolhidos a dedo, o que, em inglês, recebe o sugestivo nome de cherry-picking.

Os ataques não deixam de ser um indicador de sucesso dos elétricos, afinal, se estes fossem só uma excentricidade, não mereceriam a atenção do pessoal fóssil.

https://www.desmogblog.com/2018/08/20/koch-fueled-attack-electric-buses-washington-examiner

 

REDUÇÃO NAS CHUVAS DE VERÃO É O PRINCIPAL MOTOR DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS DA CALIFÓRNIA

Os declínios acentuados nas chuvas de verão podem ser o “principal motor” dos grandes e numerosos incêndios que atingem o oeste dos EUA, segundo um estudo publicado na PNAS. O trabalho concluiu que houve declínios até agora “não notados” nas chuvas de verão sobre quase um terço das florestas da região nas últimas quatro décadas. Estes declínios se “correlacionam fortemente” com o aumento dos incêndios florestais.

https://www.carbonbrief.org/summer-rainfall-declines-primary-driver-of-surge-in-us-wildfires

http://www.pnas.org/content/early/2018/08/14/1802316115

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews