O maior parque eólico da América do Sul

13 de fevereiro de 2019

A energética italiana Enel iniciou a construção do que será o maior parque eólico da América do Sul. Com 716 MW de capacidade, distribuídos em 230 turbinas, o projeto fica no sul do Piauí e custará mais de € 700 milhões (quase R$ 3 bilhões). Se tudo correr bem, o parque entra em operação daqui a dois anos.

Em tempo 1: no Reino Unido, o maior parque eólico do mundo entra em operação nesta semana. O parque Hornsea One tem 174 turbinas offshore, com uma capacidade de 1.200 MW. O projeto todo é composto de quatro parques e o próximo deve entrar em operação no começo da próxima década. Ao final, a capacidade projetada é de 6 GW, quase a metade da hidrelétrica de Belo Monte. Só que o parque eólico funcionará o ano todo, ao contrário da hidrelétrica que passa metade do ano com pouca água para turbinar.

Em tempo 2: por falar em recordes, o maior telhado solar do mundo entrou em operação na Holanda. São quase 9 mil painéis, com capacidade de mais de 3 MW nos telhados da Nissan Motor Parts Center, em Amsterdã. Interessante é que a Nissan fez um crowdfunding para ajudar a pagar a conta. A campanha arrecadou os pretendidos 500.000 euros em apenas dois dias.

 

Boletim ClimaInfo, 13 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar