A soja – que vai chegando ao Jalapão de Guimarães Rosa – deve perder mercado para os EUA

Ana Lúcia Azevedo escreveu um lindo artigo n’O Globo sobre o Parque Nacional do Jalapão (Tocantins), suas dunas e lagoas únicas no Cerrado. Ela vai contando da paisagem, inspirada em Guimarães Rosa, aproveitando o relançamento pela Companhia das Letras de duas edições da saga de ‘Grande Sertão: Veredas’, uma comentada e outra para colecionadores: “A obra roseana se passa em sua maior parte na Minas Gerais natal do escritor e nos chapadões de Goiás. Mas, nas durezas e lonjuras do Jalapão, ela se faz intensamente presente: ‘É preciso de saber os trechos de se descer para Goiás, o chapadão por lá vai terminando, despenha. Tem quebra-cangalhas e ladeiras vermelhas terríveis (…) Por aí extremando, se chegava até no Jalapão’.” O texto de Ana Lúcia passeia por outras paragens próximas, contando as histórias das pessoas e comunidades, suas lutas e dificuldades. Na fronteira, os tempos modernos: “Nos chapadões, o sertão de Guimarães Rosa, sua gente e suas veredas se encontram com o futuro, materializado nas máquinas robóticas das plantações de soja da maior fronteira agrícola da Terra.”

Uma matéria do Diálogo Chino fala do percurso da soja, desde o norte do Mato Grosso, passando pelas estradas e rios amazônicos até seu embarque para a China. O foco da matéria são os impactos que estas viagens estão causando nos povos tradicionais, aos locais e à economia da região. A matéria, publicada no começo da semana passada, comenta o aumento das exportações brasileiras na esteira da guerra comercial entre a China e os EUA, quando um revide dos chineses colocou uma sobretaxa na soja americana.

Só que o prazo para o final da atual trégua na guerra comercial entre China e EUA se esgota hoje. Os chineses, preocupados, prometeram não só retirar a sobretaxa, como também garantiram a compra de muitos milhões de toneladas de soja, para azar dos produtores nacionais, que podem ver, logo mais, os preços de seu produto não compensarem os custos.

 

Boletim ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2019.